(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reportagens dos Diários Associados são finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Quatro matérias que tratam do universo das micro e pequenas empresas concorrem nas categorias impresso e web


postado em 16/04/2014 06:00 / atualizado em 16/04/2014 07:35

Quatro reportagens dos Diários Associados são finalistas da etapa estadual da sexta edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, sendo três publicadas no Estado de Minas e uma no Em.com.br. O concurso reconhece os melhores trabalhos que tratam do universo das micro e pequenas empresas, classificação que engloba os empreendimentos com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Os vencedores nas categorias jornalismo impresso, webjornalismo, telejornalismo, radiojornalismo e fotografia serão conhecidos em 29 de abril.

Na categoria web, o Em.com.br concorre com a reportagem “Novos passos, nova vida”, publicada em 12 de dezembro de 2013. De autoria dos repórteres Paulo Henrique Lobato e Isabella Souto, a matéria mostra um balanço dos cinco anos da categoria do microempreendedor individual (MEI) e como a lei que a criou estimulou milhares de brasileiros a migrar da informalidade para a formalidade. O material reúne texto, fotografia, vídeos e arte.

Na categoria impresso, o EM concorre com uma série e um caderno especial. A série “A real abolição”, de autoria do repórter Paulo Henrique Lobato e publicada de 20 a 24 de novembro do ano passado, mostra a evolução do empreendedorismo na raça negra, mas destaca que a desigualdade entre pessoas de pele clara e escura continua grande no país. O jornalista percorreu o interior de Minas e os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Ceará.

O caderno especial “As pequenas mostram a sua força”, de autoria do repórter Humberto Siqueira, foi publicado em 24 de novembro de 2013. As matérias mostram como as micro e pequenas empresas impulsionam a economia nacional. Também retratam a importância de elas terem um bom planejamento para conquistar cada vez mais mercados. Também do EM, a série “Frutas S/A” concorre na categoria fotojornalismo.

A série mostra as estratégias de produtores de frutas do Norte de Minas para ampliar mercado. As imagens foram feitas pelos repórteres fotográficos Ramon Lisboa, Sólon Queiroz e Maria Tereza Correia. Os vencedores de cada categoria vão concorrer, em agosto, à etapa nacional. Em 2013, o EM venceu o prêmio Sebrae, na categoria impresso, com a série “Sertão Grande”, dos jornalistas Paulo Henrique Lobato e Luiz Ribeiro. As reportagens foram inspiradas na obra Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, e fazem um paralelo entre a economia atual e a da época em que o autor escreveu o romance, no início da década de 1950.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)