(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nível do Sistema Cantareira tem pequena elevação após chuvas do fim de semana


postado em 14/04/2014 15:00

A chuva desse último final de semana fez com que o nível do Sistema Cantareira, o principal reservatório de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, recuperasse o armazenamento em 0,1 ponto percentual, passando de 12% para 12,1% de sua capacidade de operação, entre sábado e domingo. Essa marca foi mantida na manhã de hoje, segundo o monitoramento diário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Uma elevação não era registrada desde o último dia 22 de março, quando o nível havia subido de 14,5% para 14,6%. Para esta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê mais chuvas no lado leste do estado de São Paulo, o que pode favorecer uma maior vazão para o Sistema Cantareira.


O volume acumulado de chuva em abril, conforme a Sabesp, está em 55,5 milímetros (mm). A média normal para todo o mês é 89,3 mm. Ainda que se mantenha a média regular, isso não será suficiente para repor a água perdida desde o começo do ano.

Ante essse quadro, a Sabesp tem feito apelo à população para que economize água. Na tentativa de garantir o abastecimento, a empresa ainda ampliou, na semana passada, para 31 cidades, a campanha que dá aos consumidores um bônus de 30% na tarifa em troca de uma redução de 20% no consumo.

Ainda na semana passada, a presidenta da Sabesp, Dilma Pena, declarou que não via risco de uma medida mais drástica como o rodízio. Ela manifestou a expectativa de uma solução por meio da captação da reserva técnica, também chamada de “volume morto” , ou seja, a retirada da água que fica abaixo da superfície atual de bombeamento. Essa ação deve ocorrer no próximo mês de maio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)