(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo estuda ajudar distribuidoras de energia, diz Lobão

De acordo com o ministro, o aumento do uso das térmicas e a alta do preço da energia no mercado de curto prazo não terá repercussão "imediata" na conta de luz


postado em 03/02/2014 19:01 / atualizado em 03/02/2014 19:25

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira, 03, que o governo estuda a possibilidade de ajudar as distribuidoras de energia com recursos do Tesouro. "O Tesouro estuda isso (repasses para ajudar as distribuidoras). Encontraremos a melhor solução possível para preservar a situação dos consumidores", afirmou.

No ano passado, para evitar um reajuste elevado na conta de luz, o governo decidiu bancar os gastos com a compra de energia de usinas térmicas, mais cara que a das hidrelétricas. Essa despesa, paga pelo Tesouro, será ressarcida pelos consumidores nos próximos anos, de forma diluída.


A possibilidade de o Tesouro ajudar novamente as distribuidoras foi antecipada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. "Podemos pensar numa solução semelhante (à adotada no ano passado). É o que estamos estudando", disse Lobão.

De acordo com o ministro, o aumento do uso das térmicas e a alta do preço da energia no mercado de curto prazo não terá repercussão "imediata" na conta de luz. "Se houver, será mínima", acrescentou. Somente em 2013, o governo repassou R$ 9,7 bilhões via emissões e contratos de cessão onerosa para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Outros R$ 9 bilhões estão previstos para 2014.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)