(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novos códigos de operações de câmbio começam na segunda-feira

Clientes devem antecipar para esta sexta, ou, se possível, postergar para terça, operações cambiais mais importantes


postado em 31/01/2014 16:01 / atualizado em 31/01/2014 16:11

A partir de segunda-feira, bancos e corretoras que atuam no Brasil usarão novos códigos de classificação de operações de câmbio, como programado pelo Banco Central (BC). Em 2013, o BC publicou quatro circulares - que vão do número 3.688 ao 3.691 -, substituem o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI) e preveem a implementação das novas classificações a partir de segunda-feira. Embora bancos e corretoras tenham se preparado para isso, até mesmo passando por testes, profissionais do mercado não descartam algum tipo de transtorno no primeiro dia.

Por isso, algumas corretoras orientaram os clientes a antecipar para esta sexta-feira, ou, se possível, postergar para terça-feira, operações cambiais mais importantes. "A questão dos códigos vem sendo desenvolvida há tempos e todo mundo fez testes. Só que os bancos colocaram a hipótese de, no primeiro dia, poder ocorrer algum tipo de intercorrência", afirmou o economista Sidney Nehme, da NGO Corretora. "Por isso, recomendamos que, dentro do possível, o cliente faça a operação nesta sexta-feira ou deixe para a terça-feira."



O gerente de Câmbio da Fair Corretora, Mário Battistel, afirma que os clientes são orientados a, em função da nova dinâmica, informar, claramente, qual é a natureza da operação com moeda estrangeira. "Pedimos para eles explicarem o que está sendo feito para que possamos fazer o enquadramento correto, conforme os novos códigos de operação", disse.

De acordo com o gerente de Câmbio da Correparti Corretora, João Paulo de Gracia Corrêa, apesar da novidade poder causar algum tipo de transtorno no primeiro dia, a dificuldade deve limitar-se ao campo administrativo, sem influenciar, diretamente, as cotações do dólar no país.

Essa também é a percepção do chefe da mesa de câmbio de um grande banco, segundo quem as mudanças não influenciarão as cotações na segunda-feira. "Houve mais de seis meses de testes e as mudanças são normais, de enquadramento. Não acredito que vão fazer preço na cotação do dólar", afirmou. A nova classificação das operações no mercado de câmbio consta da circular 3.690 do BC, publicada em 16 de dezembro. O documento pode ser acessado na página https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/circ/2013/pdf/circ_3690_v1_O.pdf.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)