(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fecomercio mostra grandeza do mercado paulistano


postado em 22/01/2014 12:19

São Paulo, 22 - Se fosse um país, a cidade de São Paulo seria o quinto maior mercado da América do Sul. À sua frente estariam apenas o próprio Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela. Levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), desenvolvido para o aniversário de 460 anos da capital paulista, no próximo dia 25, aponta que a riqueza da metrópole é 66,2% maior do que a soma do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraguai, do Uruguai e da Bolívia. Se fosse um país, São Paulo estaria no 37º lugar na lista das maiores economias do mundo.

O PIB da cidade, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chega a R$ 477 bilhões, maior que o de países como Chile, Hong Kong e Portugal, de acordo com o levantamento. Só a capital responde por 35,3% do PIB do Estado e por 11,5% da riqueza do País. Entre as regiões, o levantamento aponta que o PIB paulistano é 23,9% maior que o do Centro-Oeste e representa 2,13 vezes o do Norte.

O levantamento da FecomercioSP utiliza dados da pesquisa de PIB dos municípios do IBGE e informações do Fundo Monetário Internacional (FMI). O varejo da cidade, em 2013, movimentou R$ 156 bilhões, de acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da entidade, o que representa 31% do faturamento do setor em todo o Estado.

Estão concentradas na cidade - que recebe 10 milhões de turistas por ano, a maioria para negócios - 63% das multinacionais instaladas no País e 38 das 100 maiores empresas privadas. Como estrutura para receber o turista e realizar mais de 90 mil eventos por ano, a capital paulista conta com 410 hotéis, 12,5 mil restaurantes, 160 teatros, 110 museus e 37 mil táxis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)