(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Plataforma deixa Angra dos Reis em direção a Papa-Terra


postado em 31/12/2013 16:40

A Petrobras informa que a P-61 saiu nesta quarta-feira, 31, do estaleiro BrasFels, na baía de Angra dos Reis (RJ), onde foram concluídas a construção e integração da unidade. Conforme o comunicado, a plataforma fará parada técnica para abastecimento de diesel e água nas proximidades de Ilha Grande e seguirá viagem até a locação final, no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, onde chegará em aproximadamente seis dias após a saída do estaleiro.


Primeira plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) a ser construída e a operar no Brasil, a P-61 atuará em conjunto com o FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo, na sigla em inglês) P-63, que iniciou a produção de petróleo em Papa-Terra no último dia 11 de novembro. Juntas, as unidades têm capacidade para produzir 140 mil barris de petróleo por dia, nos 18 poços aos quais serão interligadas.

Ainda segundo a nota da estatal, toda produção da P-61 será transferida para a P-63, que fará o processamento, o armazenamento e o escoamento do petróleo extraído por meio de navio aliviador. A P-63 também é capaz de comprimir 1 milhão de m3/d de gás natural e o gás excedente ao consumo nas plataformas será injetado no reservatório.

O campo de Papa-Terra, operado pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%), está localizado a 110 km da costa brasileira, onde a profundidade varia de 400 a 1.400 metros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)