(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acordo de negociação salarial dos aeronautas não deve eliminar caos nos aeroportos

Pilotos e comissários aceitam proposta das empresas e cancelam paralisação. Mas fim de ano terá problemas


postado em 20/12/2013 06:00 / atualizado em 20/12/2013 07:19

Aeroporto de Confins deve registrar movimento recorde hoje, em função do Natal(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press %u2013 27/4/11)
Aeroporto de Confins deve registrar movimento recorde hoje, em função do Natal (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press %u2013 27/4/11)

Um acordo na negociação salarial dos aeronautas aos 45 minutos do segundo tempo, o que resultou no cancelamento da greve prevista para iniciar hoje, pode dar um refresco no caos do setor aéreo na última quinzena do mês, mas isso não significa que os passageiros estão livres de dias caóticos no Natal e no ano-novo. A expectativa de recorde histórico de movimentação no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, em meio às obras de reforma do terminal, da pista, do pátio e da rodovia de acesso, pode complicar a operação. De hoje até domingo, 103 mil passageiros devem passar pelo aeroporto, aumento de 25,6% no fluxo em relação aos fins de semana normais do resto do ano.

Desde a semana passada, praticamente em todos os dias o registro de atrasos superou a média considerada razoável pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de 15%. Ontem, até  as 17h, dos 100 voos domésticos previstos 19 tiveram atrasos. Outros três foram cancelados. Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Guilherme Ramalho, Confins tem respondido bem nas operações com maior demanda, diz ele em alusão à Copa das Confederações. Ele reconhece que a situação está longe de ser a ideal. “Não se tem hoje o conforto que a gente esperava. Mas tem condição sim de dar conta da demanda. É um fim de ano com um desafio adicional por estar em obras”, disse Ramalho, que, ontem, fez visita relâmpago ao aeroporto.

A expectativa das empresas é que o número de passageiros hoje seja o mais alto da história. Segundo a Abear, associação que reúne as principais companhias aéreas do país, hoje deve ser a sexta-feira com maior fluxo da história. Dos bilhetes reservados, 95% já foram confirmados, o que significa alta taxa de ocupação nos voos, segundo a Abear. “A expectativa é de aumento de passageiros neste fim de ano e que amanhã (hoje) seja um dia histórico, com maior número de passageiros transportados em um dia”, disse o presidente da entidade, Eduardo Sanovicz.

As companhias dizem estar preparadas para atender a demanda extra. Foi feita uma programação de folga e férias das equipes de forma a minimizar transtornos no embarque. Quinze aeronaves reservas estarão de prontidão nos principais eixos de conexão. Apesar disso, a associação orienta os passageiros a adotar certos procedimentos para evitar transtornos, como levar bagagem dentro do peso permitido; certificar que está com os documentos de crianças e adolescentes; evitar roupas metálicas que possam ser barradas no raio X e fazer o check-in on-line.

Atrasos Pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os níveis de atraso de até 10% por dia são considerados razoáveis ao longo do ano; na alta temporada o índice sobe para 15% devido ao aumento de fluxo de passageiros e às condições meteorológicas. “Quando os níveis de uma empresa aérea ou em um determinado aeroporto ultrapassam os limites, são imediatamente acionados para prestar informações”, diz a assessoria de imprensa da Anac. A negociação salarial dos aeronautas encerrou-se depois que a categoria aceitou o reajuste de 5,6% para os tripulantes, além da confirmação de melhoria nas condições de trabalho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)