13°/ 24°
Belo Horizonte,
24/JUL/2014
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Produção da indústria patina em Minas

Carolina Mansur

Publicação: 11/12/2013 06:00 Atualização: 11/12/2013 06:39

Depois das quedas registradas em junho e julho, a produção da indústria mineira cresceu pelo terceiro mês consecutivo em outubro, com avanço de 1,8% frente a setembro. Além de Minas Gerais, 10 estados apresentaram taxas positivas no mês: Ceará (3,8%), Pernambuco (2,9%), Pará (2,6%), São Paulo (2,5%), Paraná (2,1%), Espírito Santo (1,9%), Rio Grande do Sul (1,4%), Amazonas (0,9%), Santa Catarina (0,9%) e Goiás (0,66%). Nos últimos 12 meses, no entanto, a indústria mineira teve resultado inferior à média nacional, com queda de 0,1% ante aumento de 1% no Brasil. No acumulado do ano até outubro, o recuo chega a 0,8% frente ao crescimento de 1,6% no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as principais influências negativas registradas no estado, está o desempenho do setor de veículos, com queda de 17,1%, pressionado pela menor produção de automóveis. No segmento extrativista, o recuo foi de 5,6%; na metalurgia básica de 2%; e no de bebidas, 8,3%. Por outro lado, as atividades a produção de bens de consumo e de capital exerceram as principais contribuições positivas. O setor de alimentos cresceu 11,6% e máquinas e equipamento registram alta de 20,2%.

Desempenho

Para Lincoln Fernandes, presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), embora o resultado do mês seja positivo, ele não deve ser suficiente para zerar o ano da produção industrial no estado.
Tags:

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Paulo Barbosa
A perda do dinamismo industrial de Minas é público e notório. Basta verificar que nenhuma montadora nova escolheu Minas, para instalar sua unidade fabril. Não há cobrança das autoridades exigir parte do minério de ferro seja produzido no estado. Várias indústrias preferem expandir em outros estados. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.