(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OGX entra com pedido de recuperação judicial

Dívidas da petrolífera do empresário Eike Batista tem dívidas de quase R$ 12 bilhões


postado em 30/10/2013 17:49 / atualizado em 30/10/2013 17:11

A petrolífera OGX, do empresário Eike Batista, entrou nesta quarta-feira com pedido de recuperação judicial, de acordo com confirmação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Com o procedimento, a empresa ganha novo prazo para quitar as dívidas. Caso não consiga, o passo seguinte é decretar a falência.

"A empresa apresentou esta tarde seu pedido de proteção judicial", informou uma fonte do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em uma decisão que já era esperada pelos mercados como o cenário mais possível para a empresa, fortemente endividada e que não conseguia honrar suas dívidas.


A recuperação judicial é um instrumento da legislação brasileira, que permite que empresas que perderam a capacidade para pagar as dívidas possam continuar operando enquanto negociam com os credores.

A OGX anunciou na madrugada de terça-feira o fracasso das negociações com seus credores internacionais, aos quais tinha deixado de pagar no dia 1º de outubro juros equivalentes a 45 milhões de dólares. A OGX tinha 30 dias para tentar uma negociação.

Se o pedido de recuperação judicial for acolhido, todos os processos judiciais e dívidas da companhia ficarão suspensos por 180 dias. A empresa tem 60 dias para apresentar um plano de reestruturação e os credores, por sua vez, têm 30 dias para se manifestar. Depois, eles se reunirão em uma assembleia para votar se aceitam ou não o plano. O processo pode durar seis meses.

O pedido de recuperação judicial implica a suspensão imediata da negociação de ações da empresa na Bolsa de São Paulo, onde os papéis da OGX continuaram em queda livre durante o dia, em baixa de 26,09%, cotadas a uma nova mínima histórica de 0,17 real à tarde. A Bolsa deve receber um anúncio oficial antes do encerramento do pregão. Representantes da empresa foram procurados pelo em.com.br, mas não responderam às solicitações de contato.

Com agências 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)