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Estado de Minas

Clube do uísque é bom para o bolso


postado em 19/10/2013 06:00 / atualizado em 19/10/2013 07:09

O desafio das distribuidoras mineiras é introduzir o destilado nos bares tradicionais e mostrar ao consumidor que não existe concorrência com as cervejas artesanais. Em restaurantes mais sofisticados, os proprietários têm aderido aos clubes do uísque para incentivar uma maior procura. O principal incentivo do programa é que ao comprar a garrafa a dose pode custar quase três vezes menos. No Armazém Medeiros, em Lourdes, a garrafa de uísque oito anos custa R$ 99, valor bem próximo ao encontrado nas gôndolas de supermercado. Enquanto isso, a dose sai por R$ 13,50. Como uma garrafa tem 20 doses, para consumi-la por inteiro seria preciso pagar R$ 270.

Participar do programa se faz vantajoso basicamente para os frequentadores assíduos do Armazém Medeiros. O cliente adquire a garrafa e a deixa guardada para as próximas visitas. O fotógrafo André Batista Moreira, de 37 anos, diz ser adepto dos clubes há quase duas décadas. E aponta outra vantagem: “Tem a questão do preço e da comodidade. Não tem que pedir ao garçom toda hora. A garrafa fica na mesa”, afirma. No caso dele, a garrafa dura em média oito a 10 visitas, ou aproximadamente um mês, caso ele consuma sozinho. Mas, como é recorrente que conhecidos estejam na mesa, ele acaba dividindo.

E, apesar da maior dificuldade de harmonização da bebida na gastronomia, devido ao sabor forte do malte na boca, é a minoria que prefere consumir o destilado sem petiscar nada. Pelo menos é o que dizem os entrevistados do estudo da Diageo. Somente 15% deles dizem beber sem um tiragosto para beliscar. Por isso, o gerente-geral do Chez Fumoir, José Maria de Souza, destaca que a casa tem buscado diversificar a clientela. Antes, a maioria era de bebedores de uísque. Agora a estratégia é atrair também aqueles que apreciam outras bebidas. “A clientela do uísque consome menos comida que quem pede vinho e cerveja”, diz. (PRF)


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