Os salões de beleza não são mais apenas espaços para fazer as unhas, cabelo, maquiagem e cuidar da pele. Os estabelecimentos estão se transformando também em local de tomar drinques e curtir um happy hour com as amigas, comemorar o aniversário, comprar roupas e bijuterias, fazer massagens e tratamentos de emagrecimento. Os salões oferecem cada vez mais serviços em um mesmo espaço, aproveitando que a clientela passa às vezes horas do dia nas sessões de embelezamento.
“Já tivemos casos de mulheres que maquiaram, pentearam, compraram a roupa e saíram direto para o evento daqui”, afirma Evandro Pontes, proprietário do You Only Live Once (Yolo), inaugurado em novembro do ano passado, no Bairro São Bento. Em uma casa de 400 metros quadrados, o Yolo reúne em um só espaço o salão de beleza, a butique, o nail bar (que promete um clima de happy hour enquanto as unhas são feitas) e ambiente de estética.
Quem visita o Yolo percebe logo que os ambientes são integrados e fogem do estereótipo de salão de beleza tradicional. Na casa já foi realizada até festa de aniversário teen (onde todas as convidadas ganharam pacote com pintura de unhas, escova e maquiagem) e champanhe sem álcool. No local foi realizado ainda despedida de solteiro e chá de lingerie.
O Emporium da Beleza, no Mangabeiras, também é caracterizado pela diversidade de produtos e serviços no salão. “O salão atende a classe A, pessoas viajam muito e conhecem novos produtos e serviços. Eles querem esse tipo de atendimento aqui também”, diz José César Soares Maia, proprietário do Emporium. O Azul com Lilás, no Belvedere, tem os serviços tradicionais de salão de beleza e ainda uma loja onde vende produtos diversos. Um espaço para a venda de semijoias complementa os serviços oferecidos no salão Bia Cabeleireiros, no Santo Agostinho. “Experimentamos uma parceria e deu certo. As mulheres gostam de estar no salão e poder resolver os problemas ali mesmo. Se tivesse espaço maior, investiria na venda de mais produtos”, diz Éderson Vitor de Oliveira, gerente do salão.