(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FMI pede sintonia no ajuste de políticas monetárias


postado em 12/10/2013 19:10

Os países desenvolvidos precisam ajustar suas políticas monetárias no momento certo e comunicar seus planos para não alterar o sistema financeiro mundial, assinalou neste sábado o Comitê Financeiro do FMI.

Enquanto o Federal Reserve (Fed) prepara a redução de seu programa de estímulos, e os bancos centrais de outras economias avançadas muito provavelmente o seguem nesta "normalização" das políticas de crédito, a instância política do Fundo pede que ajam com cuidado.

"A eventual transição para a normalização da política monetária no contexto de um crescimento fortalecido e sustentável deve se fazer no tempo certo, calibrada cuidadosamente e comunicada claramente", destaca um comunicado do Comitê Financeiro (IMFC, sigla em inglês).

Isto ajudaria a "paliar riscos e a administrar" impactos negativos, estimou o IMFC após se reunir neste sábado, por ocasião da Assembleia do FMI e do Banco Mundial em Washington.

Os mercados financeiros, que recebem altos volumes de dinheiro do Fed, vivem há várias semanas na expectativa de saber quando o Federal Reserve fechará suas torneiras.

Esta preocupação tem um impacto importante nos países emergentes, que sofrem a desvalorização de suas moedas, a queda nos mercados de Valores e o aumento no custo do financiamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)