(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turistas da Copa passeiam por Minas


postado em 03/10/2013 06:00 / atualizado em 03/10/2013 07:43

Minas Gerais foi o estado que teve mais cidades visitadas durante a Copa das Confederações. Pelo menos 20 municípios receberam turistas estrangeiros que estiveram no Brasil para participar do evento. É o que aponta pesquisa do Ministério do Turismo sobre a demanda turística internacional durante a competição, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Segundo levantamento, além das cidades sedes dos jogos, 130 municípios do Brasil foram visitados entre 15 e 30 de junho.

Cerca de 20 mil turistas estrangeiros passaram pelo país durante a Copa das Confederações. No ano que vem, quando será realizada a Copa do Mundo, a expectativa do Ministério do Turismo é que o país receba cerca de 600 mil turistas estrangeiros, o dobro dos que foram à África do Sul em 2010, e três milhões de brasileiros devem viajar pelo Brasil. Desses, cerca de 196 mil estrangeiros e mais de 430 mil brasileiros de outros estados devem passar por Belo Horizonte, aproveitando também para conhecerem as cidades no interior de Minas.

Em Minas, durante os dias de jogos, além da capital, os turistas estrangeiros estiveram em cidades históricas como Ouro Preto, Mariana, Poços de Caldas, conhecida pelas suas águas termais, Carangola, que abriga o Parque Nacional do Caparaó, Sete Lagoas, que tem roteiro de grutas, entre outras. As distâncias entre Belo Horizonte e as cidades visitadas variam entre 70 a 450 quilômetros. Balanço da Secretaria Municipal de Turismo de Ouro Preto revela que no período entre 15 a 30 de junho, pelo menos 229 turistas estrangeiros de 29 países diferentes passaram pela cidade, sendo 15% franceses, 13% argentinos, 10% americanos, 7% canadenses, 7% espanhóis, além de turistas de diversos países. O secretário de Turismo de Ouro Preto, Jarbas Avellar, diz que a expectativa é que o número de visitantes seja dez vezes maior na Copa do Mundo.

Entre as cidades apontadas na pesquisa do Ministério do Turismo está Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. A cidade é considerada polo tecnológico e, de acordo com o diretor do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), Roberto Souza Pinto, 16 executivos estrangeiros, representantes de empresas multinacionais que estiveram no Brasil durante o evento, foram à cidade para conhecer as fábricas e fechar negócios.

“Usamos a política de convidar os executivos para o evento e em contrapartida eles vêm conhecer nossas fábricas”, revela. (FM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)