(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produtores mineiros ficam sem benefícios

Agricultores de cana-de-açúcar da porção Sudene do estado não vão receber recursos concedidos por meio da MP 615


postado em 13/09/2013 07:31

A produção de cana-de-açúcar e etanol da região mineira da Sudene teve quebra de safra entre 30% e 40% em virtude da seca, informa a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig). Os produtores das cidades com usinas de álcool – Jaíba, Nanuque e Serra dos Aimorés – passam pelos mesmos problemas climáticos do Nordeste, mas ficaram de fora da Medida Provisória 615, que concede benefícios ao setor sucroalcooleiro e prevê ressarcimento financeiro aos plantadores de cana daquela região do país. A MP foi aprovada na quarta-feira no plenário do Senado, sem qualquer alteração no texto que já havia passado pela Câmara dos Deputados.

“Entendemos que os municípios mineiros da área da Sudene são muito parecidos em termos de clima e questões sociais com o Nordeste. Por isso, deveriam receber também o subsídio”, afirmou Mário Campos, secretário-executivo da Siamig. Ele ressalta que a região já chegou a produzir mais de 240 milhões de litros de álcool ao ano e o volume foi reduzido para 160 milhões de litros na safra 2011. “Infelizmente Minas Gerais foi novamente prejudicado. Se não choveu no Nordeste, também não choveu na região da Sudene”, explica Campos. Cada usina, diz, emprega entre 800 e mil pessoas e é muito importante para as cidades onde atuam. A MP concede a produtores de cana e de etanol pagamento de subvenção econômica da safra 2011/2012; inseção da alíquota de PIS e Cofins e financiamento com juros subsidiados para renovação e implantação de canaviais.

O senador Aécio Neves (PSDB) classificou ontem em Diamantina de “inconcebível, inexplicável e injustificável” a exclusão dos municípios da área mineira da Sudene da MP 615. “É absolutamente justa a medida, realmente precisávamos atender os nordestinos e defendemos essa proposta, mas é inconcebível que a região mineira da Sudene, onde existem cerca de 70 mil plantadores de cana, esteja de fora. Nós estamos falando apenas dos pequenos, quase plantadores familiares, que estão fora dessa MP”, argumentou o senador mineiro, que afirmou ter apresentado uma emenda corrigindo a medida, mas que foi derrotada por seus colegas de plenário.

Dessa forma, não receberão qualquer tipo de benefício os municípios do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e uma parcela do Norte do Espírito Santo. Na avaliação de Aécio, a articulação dos senadores da base aliada para impedir a aprovação da emenda é uma “demonstração clara da insensibilidade deste governo com os interesses de Minas Gerais”, disse o senador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)