(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma diz que motivo da espionagem é econômico e estratégico

O texto diz que a Petrobras "sem dúvida" não representa ameaça à segurança de qualquer país, mas sim um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro


postado em 09/09/2013 18:21 / atualizado em 09/09/2013 18:22

A presidente Dilma Rousseff afirmou, por meio de nota, que se as denúncias de que os Estados Unidos usaram aparato de espionagem para obter informações da Petrobras forem confirmadas, ficará claro que as motivações são econômicas e estratégicas.

"Se confirmados os fatos veiculados pela imprensa, fica evidenciado que o motivo das tentativas de violação e de espionagem não é a segurança ou combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos." O texto diz ainda que a Petrobras "sem dúvida" não representa ameaça à segurança de qualquer país, mas sim um dos maiores ativos de petróleo do mundo e um patrimônio do povo brasileiro.


Na nota, a presidente disse ainda que o governo brasileiro está empenhado em obter esclarecimentos do governo norte-americano sobre todas as violações "eventualmente praticadas", além de "exigir medidas concretas que afastem em definitivo a possibilidade de espionagem ofensiva aos direitos humanos, à nossa soberania e aos nossos interesses econômicos".

Dilma diz ainda que tentativas de violação e espionagem não são compatíveis com a convivência democrática entre países amigos. "De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país o governo e suas empresas."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)