(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Leilão de energia eólica reúne 377 projetos em 8 Estados


postado em 14/08/2013 14:43 / atualizado em 14/08/2013 14:54

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 377 empreendimentos para participar no Leilão de Energia de Reserva de 2013, agendado para o próximo dia 23. O certame exclusivo para usinas eólicas reúne projetos de geração com capacidade instalada de 8.999 megawatts (MW). O preço inicial da energia é de R$ 117,00/MWh e o suprimento por 20 anos, a partir de 1º de setembro de 2015.

O leilão inclui projetos de oito Estados, com destaque para Bahia e Rio Grande do Sul. São 123 projetos baianos, com capacidade de 2.920 MW de potência. No território gaúcho, a oferta de 2.006 MW abrange 94 projetos eólicos. Também foram habilitados projetos nos Estados do Ceará (63 usinas), Rio Grande do Norte (41), Piauí (31), Pernambuco (14), Paraíba (9) e Maranhão (2). Na visão do presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, o grande volume habilitado para o leilão deve resultar em uma "competição acirrada".

Outros pontos destacados pela EPE são a relação entre a contratação de um projeto à garantia de conexão junto à rede de transmissão e a regra que aumenta o rigor no cálculo da energia que cada empreendimento poderá negociar. "Pelo novo procedimento, haverá apenas 10% de probabilidade de o parque produzir menos energia do que a quantidade vendida no leilão", destacou a EPE em nota.

A regra pretende aumentar o grau de confiabilidade da fonte eólica para o setor elétrico brasileiro, mesma razão que levou a EPE a condicionar a contratação das usinas eólicas à garantia de conexão junto à rede de transmissão. "Isso elimina o risco de os empreendimentos ficarem prontos e não terem como escoar a eletricidade gerada", ressaltou Tolmasquim na nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)