(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México apresenta projeto de abertura petrolífera


postado em 12/08/2013 16:01 / atualizado em 12/08/2013 16:22

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, apresentou seu projeto para a reforma do setor de energia do país. Ele prevê uma emenda constitucional que permita joint ventures entre a estatal Petróleos de México (Pemex) e empresas do setor privado. É um projeto importante para o primeiro país a estatizar o setor de petróleo, em 1938.

O projeto não prevê concessões para que empresas privadas se tornem proprietárias dos campos de petróleo ou gás e não prevê que as companhias fiquem com o petróleo que produzirem; elas serão remuneradas pelo valor do petróleo que encontrarem e produzirem. Esse tipo de acordo é similar ao que é oferecido pelo Iraque no sistema adotado após a invasão do país pelos EUA, mas é menos atraente do que países como a Noruega e o Brasil. Analistas disseram que o sistema previsto no projeto não é tão restritivo quanto os do Kuwait e da Coreia do Norte, mas é menos liberal do que o que está em vigor em Cuba, por exemplo.

Nos últimos dez anos, a produção de petróleo bruto da Pemex caiu de 3,4 milhões de barris por dia para 2,5 milhões de barris por dia, e a exploração e o desenvolvimento de novos recursos tornaram-se mais difíceis e mais caros. No mesmo período, os investimentos da Pemex cresceram de US$ 4 bilhões ao ano para US$ 20 bilhões anuais.

"Este é o primeiro passo na criação de um setor de energia para o século 21 no México", disse Peña Nieto. Segundo ele, o governo continuará a ser o proprietário das reservas de petróleo do país e a Pemex continuará a ser uma empresa estatal.

O grau de interesse que a reforma vai gerar entre as empresas de energia dependerá de detalhes ainda não divulgados, como os impostos que serão pagos ao governo. Fontes do setor disseram que o México precisará oferecer um marco legal estável e um sistema de compensação atraente.

Analistas observaram que o México já se tornou um importador líquido de gás natural, além de gasolina e outros produtos. Para eles, o país poderá se tornar também um importador de petróleo bruto, se não houver investimentos privados no setor. A base de reservas está se reduzindo, a produção está se reduzindo, as exportações estão diminuindo e as importações estão crescendo, de modo que todas as linhas estão se movendo na direção errada Para cada dólar de petróleo bruto que o México exporta, ele gasta 50 cents na importação de combustíveis", disse José Valera, sócio da empresa de advocacia Mayer Brown.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)