(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índice antecedente da OCDE aponta desaceleração no país

A perspectiva de aceleração sustentada nos países desenvolvidos sugere que a economia global está se tornando mais equilibrada


postado em 08/08/2013 15:39 / atualizado em 08/08/2013 15:41

O crescimento econômico na Europa, nos Estados Unidos e no Japão deverá ganhar força nos próximos meses, enquanto na China e em outros grandes países em desenvolvimento - como o Brasil - há sinais de desaceleração, afirmou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O índice de indicadores antecedentes de atividade dos 34 países-membros da OCDE subiu para 100,7 em junho, de 100,6 em maio. Segundo a organização, a pesquisa aponta uma mudança nos guias do crescimento global, que desde 2008 têm sido as economias em desenvolvimento, agora em dificuldade para se recuperar da crise financeira.

A OCDE informou que o índice de indicadores antecedentes dos EUA aumentou para 101,2 em junho, de 101,0 em maio, e o do Japão teve alta para 101,2, de 101,1 - ambos sinalizando crescimento firme à frente. Enquanto isso, o índice da zona do euro avançou para 100,4, de 100,2. A Alemanha deverá liderar a saída da zona do euro da mais longa contração desde a Segunda Guerra Mundial, com alta no índice para 100,1 em junho, de 100,0 em maio.


Entre outros destaques na Europa, o indicador da Itália passou de 100,4 em maio para 100,7 em junho, em um sinal de aceleração na economia depois de quase dois anos de queda na atividade. O indicador do Reino Unido subiu de 100,7 para 100,8 e aponta para um aumento na expansão em seguida a vários anos de quase estagnação.

No entanto, ao mesmo tempo que a zona do euro parece inclinada a retornar ao crescimento, existem sinais em vários países em desenvolvimento de fraqueza econômica adiante. O índice de indicadores antecedentes da China caiu para 99,4 em junho, de 99 6 em maio, o índice do Brasil recuou para 98,8, de 99,1, e o da Rússia diminuiu para 99,0, de 99,1. Nenhum desses três países é membro da OCDE, embora sejam incluídos na pesquisa da organização.

A perspectiva de aceleração sustentada nos países desenvolvidos sugere que a economia global está se tornando mais equilibrada, depois de um período em que a China e outros países em desenvolvimento foram responsáveis por uma fatia cada vez maior da produção econômica mundial. A mudança provavelmente terá impacto sobre os mercados financeiros, já que parte do capital que buscou retornos maiores nas economias em desenvolvimento deverão ser redirecionados para os países desenvolvidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)