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Estado de Minas

BH ganha força no turismo de lazer

Além de a capital se destacar nos negócios, sua gastronomia atrai interesse de 83,2% dos visitantes, aponta pesquisa


postado em 12/06/2013 06:00 / atualizado em 12/06/2013 06:47

O turismo de negócios continua crescendo de forma destacada em Belo Horizonte. Com isso, a cidade se prepara para também ganhar força no turismo de lazer. É o que aponta pesquisa de Satisfação do Turista divulgada ontem pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG). Dos 845 entrevistados, 32,4% afirmaram frequentar a cidade por negócios ou trabalho. Outros 21,9% informaram que visitaram amigos e parentes e 20,3% para lazer ou descanso.

Ainda de acordo com a pesquisa, realizada entre 15 e 19 de abril, nos principais portões de entrada da capital, como rodoviária e aeroportos, o principal interesse dos turistas que vêm à cidade para fazer negócios ou trabalhar é a gastronomia, procurada por 83,2% dos entrevistados. O vestuário foi o segundo item com melhor desempenho na preferência dos visitantes (22,5%), seguido pelos calçados e acessórios, com 16,8%; artesanato, 16,8%; e saúde e beleza, 13,6%. Já a média de permanência foi de seis dias e de gastos diários de cada turista foi de R$ 238,39, segundo o levantamento.

Para a analista de Turismo da Fecomércio, Mariana Lima, os números fortalecem o conceito trabalhado pela instituição, que tem atuado para sensibilizar os comerciantes quanto a importância do segmento para a cadeia produtiva do turismo. “O turista também consome nas farmácias, nas lojas de roupa. Com esses dados queremos preparar o comerciante para receber melhor esse público, que vem atrás de atrativos turísticos, mas também recorre às lojas”, afirma.

Mauro Werkema, presidente da Belotur, reforça que os números comprovam a vocação do município para o turismo de negócios, já que Belo Horizonte concentra suas atividades econômicas no setor terciário, que demanda inúmeros eventos e atrai visitantes. Mas ele reforça o potencial cultural da cidade, que poderá destacar ainda mais o turismo de lazer de agora para a  frente. “Belo Horizonte também tem atraído muitas pessoas pela questão cultural, assim como pela gastronomia, já que é um polo gastronômico”, afirma.

Gastronomia

Na avaliação dos serviços turísticos, a gastronomia se destacou como o item melhor conceituado na capital, com nota 4,45 – sendo 1 péssimo e 5 ótimo. Na avaliação dos estabelecimentos pela qualidade do atendimento, os bares e restaurantes foram o que tiveram a avaliação mais positiva, com 4,03 pontos.

Animado com o bom desempenho dos turistas na capital mineira e da própria gastronomia, Agilberto Martins da Costa, sócio-diretor da Rede Gourmet, que reúne sete restaurantes, sendo quatro acoplados à hotelaria, anunciou investimento de R$ 3 milhões em um ano.

Até o início de 2014, quatro novos empreendimentos serão lançados para atender a demanda dos turistas. “Dois restaurantes serão inaugurados no segundo semestre e mais dois o início do ano que vem”, adianta. Hoje, segundo ele, cerca de 30% de seu público é proveniente do turismo de negócios e chega à capital com referência gastrônomica dos butecos, mas também das cozinhas internacionais e setorizadas.


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