(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aplicativos e sites dão ajuda gratuita para quem quer contratar domésticos


postado em 10/06/2013 00:12 / atualizado em 10/06/2013 07:24

Com o forte movimento de formalização dos trabalhadores domésticos, há ainda o surgimento de soluções gratuitas que prometem se capitalizar com o surgimento de subprodutos. Entre elas, está o recém-lançado Doméstica & Cia, disponível para os aparelhos equipados com sistema iOS (iPhone e iPad). Sem custo, a ferramenta oferece uma visão real dos gastos envolvidos na contratação dos empregados domésticos, permitindo a simulação das despesas totais com diferentes salários e benefícios. Até o fim do ano, a expectativa do sócio-diretor Lourival Oliveira é atingir 20 mil usuários. Para se capitalizar, a ideia é lançar uma série de serviços complementares, como gestão da folha de pagamento, registro de ponto, e assessoria contábil para contratação, manutenção e dispensa dos empregados.


Embora não priorize os ganhos e ofereça um serviço gratuito, o advogado, médico e empresário mineiro José Jacinto Chaves também enxergou nessa demanda uma boa oportunidade e lançou o portal Patroa Tranquila (www.patroatranquila.com.br). Há poucos dias no ar, Chaves diz que a ideia é eliminar os custos não só na gestão, mas na contratação e na oferta de vagas. “As soluções são sempre caras. Os contadores estão cobrando de R$ 250 a R$ 300 para administrar uma doméstica”, lembra. Certo de que os patrões têm condições para lidar com esse compromisso, ele diz que a ideia é oferecer funcionalidade. “Emitimos recibos, guias, pagamentos, tiramos dúvidas, abrimos fóruns de discussão com especialistas, mas também anunciamos vagas e currículos”, explica.


O Ponto Doméstica (https://pontodomestica.com.br) é outro produto gratuito recém-lançado no mercado com a finalidade de controlar a jornada das empregadas. Com cerca de duas semanas, o aplicativo se destaca por apontar a localização da trabalhadora. O aplicativo desenvolvido pelo carioca Kiko Pereira permite que o registro do ponto seja feito pelo celular da doméstica, sem custos para o empregador. No futuro, a ideia é lançar subprodutos para gerar receita com o sistema. “Vamos desenvolver versões aprimoradas para atender vendedores, executivos e outros profissionais que também trabalham fora e precisam registrar a jornada. Já existe essa demanda”, conta. (CM)

 

Oficial

O recém-lançado portal eSocial (www.esocial.gov.br), iniciativa do governo federal, é outra opção para que o empregador doméstico consiga cumprir com suas novas obrigações. A versão inicial é destinada apenas aos patrões. A ferramenta oferece serviços como cadastramento dos empregados domésticos e geração de contra-cheque, recibos, folha de pagamento e controle de ponto, entre outros. As informações inseridas no eSocial na versão inicial serão válidas e servirão para a página definitiva do Portal do Empregador, que permitirá o cálculo do FGTS e do Imposto de Renda retido na fonte (IR).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)