(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital Mater Dei planeja incorporar metodologias no pronto-socorro da nova unidade

Objetivo é acelerar processo de atendimento


postado em 08/06/2013 06:00 / atualizado em 08/06/2013 07:25

A demora no atendimento e a falta de informação precisa nas unidades de urgência estão entre as principais queixas dos brasileiros que procuram os prontos-socorros de todo o país. Atender a demanda crescente da população, especialmente nos grandes centros, é um grande desafio para os hospitais privados. As novas práticas de gestão hospitalar que podem acelerar e melhorar o serviço aos usuários foram destaque do 4º Seminário de Gestão Hospitalar, promovido pelo Hospital Mater Dei, em comemoração ao seu 33º aniversário.

Com investimentos na ordem de R$ 250 milhões, o hospital vai inaugurar no início do ano que vem sua segunda unidade, no Bairro Santo Agostinho. O Pronto Atendimento (PA) da unidade II vai estrear em Belo Horizonte a metodologia “fast track”, já utilizada em hospitais referência, como o Copa D’Or São Luiz, em São Paulo, e também em países como Inglaterra, Portugal e Estados Unidos. Na prática, o sistema consiste em um moderno programa de gestão, que agiliza o fluxo no Pronto Socorro, deixando o atendimento mais rápido. Ao chegar ao PA, em pouco minutos o usuário é informado de qual o caminho irá trilhar, de acordo com a urgência, alta, média ou baixa.

Procedimentos como exames de raios X, tomografias, exames laboratoriais estarão disponíveis no próprio PA. “Também vamos trabalhar de forma complementar com o Pronto Socorro da unidade I”, explica o presidente do Hospital e coordenador do seminário, Henrique Salvador. Segundo ele, tudo deve contribuir para que a população receba no hospital informações bastante precisas, e saia mais rápido da unidade, com sua demanda resolvida.

Os usuários de planos de saúde cresceram de forma exponencial nas grandes cidades e são o público da rede particular. Em Belo Horizonte 55% da população é usuária dos convênios, contra uma média nacional de 25%. Na grande BH a carência de leitos privados é de aproximadamente 1,5 mil, o que leva a rede da capital a trabalhar diariamente com 30 a 40 pacientes acima de sua capacidade. Segundo Henrique Salvador, a nova unidade do hospital Mater Dei terá capacidade para 2 mil atendimentos dia em seu pronto socorro, mais que o dobro da unidade I que atende em média 900 pacientes/dia. Serão abertos 320 novos leitos. O Hospital Mater Dei já recebeu acreditação nacional e também internacional de qualidade.

Nelson Akamine, diretor do Hospital Albert Einstein disse que um outro caminho para aliviar os PAs de hospitais referência pode ser a criação de atendimentos ambulatoriais de urgência, já que a cultura da população em procurar o pronto-socorro é bastante forte, mesmo quando a indicação é para uma consulta de rotina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)