(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samaras diz que apontou antes os erros do FMI


postado em 06/06/2013 15:07

O primeiro-ministro da Grécia, Antonis Samaras, disse nesta quinta-feira que vem enfatizando há anos o que o Fundo Monetário Internacional (FMI) descreve como erros na condução do programa de ajuda grego em relatório divulgado ontem.

"Se você ler o relatório na íntegra, provavelmente vai lembrar o que eu vinha enfatizando, na verdade, criticando, o que o FMI chama de erros desde o princípio. Nós temos corrigido esses erros ao longo do último ano", afirmou Samaras a repórteres depois de se encontrar com o premiê finlandês, Jyrki Katainanen, em Helsinque.

O documento do FMI afirma que a reestruturação da dívida grega, feita em maio de 2012, veio muito tarde, e admite uma série de erros na avaliação do impacto que a austeridade teria sobre a economia da Grécia. O relatório também afirmou que o país poderia ter se beneficiado com cortes mais lentos de gastos, mas que a medida era politicamente impossível no passado por causa da resistência da zona do euro.

O FMI é um dos patrocinadores do programa grego na chamada troica de credores internacionais, que inclui também a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE). A troica concedeu pacotes semelhantes à Irlanda, Portugal e Chipre, e também ofereceu ajuda ao setor bancário da Espanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)