(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeroporto de Confins passa por vistoria para a Copa das Confederações

Anac avalia se terminal está preparado para o fluxo do evento esportivo, que começa no próximo dia 15


postado em 06/06/2013 13:01 / atualizado em 06/06/2013 14:34

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A/Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A/Press)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou nesta quinta-feira vistoria nos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações, entre elas Belo Horizonte. As inspeções no terminal de Confins, na Grande BH, começaram às 9h30 e se estenderam pela manhã. O relatório sobre a condição do aeroporto ainda não foi divulgado pela Anac, mas um dos diretores da Agência encontrou alguns imprevistos, como a escada rolante desligada e os totens de check-in da Gol inoperantes. "Os transtornos vão ser momentâneos e vão melhorar", disse Ricardo Bezerra.

As inspeções também serão realizadas em Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza e Rio de Janeiro. A Anac também vai vistoriar os terminais de São Paulo (Guarulhos e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas), pois esses aeroportos são portas de entrada de turistas e delegações estrangeiras.

As vistorias fazem parte da Operação Especial da Anac para a Copa das Confederações, a maior já desenvolvida pela agência e que deve durar até 2 de julho. O objetivo das últimas inspeções é fazer a checagem final da preparação desenvolvida ao longo dos últimos quatro meses para o evento.

Durante a Copa das Confederações, a Anac manterá 220 servidores para fiscalizar a prestação de serviços de transporte aéreo. Os funcionários também ajudarão a informar os usuários sobre seus direitos. Nos aeroportos do Galeão, de Guarulhos e de Brasília as equipes estarão disponíveis por 24 horas. Nos demais terminais a atuação será das 7h às 23h.

A Anac também treinou voluntários em todas as cidades sede da Copa e em São Paulo, como parte de uma iniciativa do Ministério do Esporte. As pessoas receberam informações sobre as características do transporte aéreo e dos direitos dos passageiros no Brasil.

Jogos

A Copa das Confederações será realizada até o 30 de junho, em seis cidades do país. O Mineirão, em Belo Horizonte, tem capacidade para 64 mil pessoas e sediará as partidas entre Taiti x Nigéria, no dia 17 de junho. No dia 22 do mesmo mês acontecerá o jogo entre Japão x México. A semifinal também ocorrerá no Mineirão, no dia 26 de junho, com a decisão entre 1º Grupo A e o 2º Grupo B.

Confins ganha unidade da Anac

Além do Juizado Especial, que vai funcionar durante 24 horas no período da Copa, os passageiros vão poder contar a partir desta segunda-feira com um posto da Anac. A unidade da Justiça entrou em funcionamento no fim de abril. Localizada no primeiro andar, o expediente terá início às 7h e se estenderá até as 19h. Caso um passageiro chegue depois do horário terá que retornar ao aeroporto para tentar solucionar com maior celeridade o caso ou tem a opção de fazer o registro em outra unidade judicial e aguardar a tramitação com prazos maiores.

No caso da unidade da Anac, o processo é meramente administrativo. As queixas registradas serão analisadas por equipe da agência reguladora e, se confirmada a culpa da empresa, é aplicada uma multa. No entanto, o valor não é repassado ao passageiro, e sim aos cofres da União. (Com Pedro Rocha Franco)



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)