(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fabricante afirma que recall do Tylenol é voluntário


postado em 23/05/2013 17:09 / atualizado em 23/05/2013 18:59

A fabricante do Tylenol, a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda., destaca que o recall do medicamento, conforme anunciado nesta quarta-feira, 22, pelo Ministério da Justiça, está sendo realizado de forma voluntária. "Esta decisão foi tomada pela própria empresa devido à remota possibilidade do desprendimento do gotejador durante a retirada da tampa do produto, que poderia em determinadas situações, ocasionar a ingestão acidental do produto, se administrado diretamente na boca do consumidor. Esta é uma medida voluntária e de precaução por parte da empresa", cita nota distribuída pela empresa. O recall envolve mais de 3 milhões de frascos do medicamento.



A fabricante afirma que o recall foi iniciado no dia 29 de abril deste ano e que, "de forma voluntária, a empresa iniciou nesta data o recolhimento destes 19 lotes do Tylenol gotas 200 mg, 15 ml das farmácias e distribuidores de todo Brasil". Segundo Janssen-Cilag, o recolhimento de 19 lotes do produto das farmácias e distribuidores de todo Brasil já tinha começado no final de abril.


Veja mais informações no blog EM dia com o consumidor

O problema envolve o gotejador da embalagem do produto. Por isso a fabricante ressalta a importância do uso correto do medicamento, que não deve ser administrado diretamente na boca do consumidor. A empresa lembra que a decisão pelo recall foi comunicada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Departamento de Defesa ao Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

Caso o consumidor queira devolver o produto, ele poderá ser ressarcido. Para isso, será necessário entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa, pelo telefone 0800 7286767 ou pelo site www.tylenol.com.br.

Nesta quarta, o Ministério da Justiça divulgou uma nota informando que mais de 3 milhões de embalagens do medicamento Tylenol (paracetamol) 200 mg/ml - apresentação gotas, fabricado entre dezembro de 2011 a novembro de 2012, seriam recolhidas do mercado por apresentar a possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento. A campanha de recall começará na segunda-feira, 27, e abrange 3.384.432 embalagens do produtos com numeração de lote, não sequencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123, informou o ministério.

Conforme a nota do MJ, a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, fabricante do produto, protocolou campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)