(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco Nacional Suíço guarda 70% de seu ouro na Suíça


postado em 26/04/2013 09:59

O Banco Nacional Suíço (BNS) guarda 70% de suas 1.040 toneladas de ouro em território suíço, declarou nesta sexta-feira o presidente do grupo, Thomas Jordan, na assembleia geral de acionistas reunida em Berna.

Em um exercício de transparência, o BNS, cotado na Bolsa suíça, revela pela primeira vez onde guarda seu ouro para responder a uma iniciativa popular que pede que 100% das reservas do metal precioso do BNS sejam guardadas no país alpino.

Os 30% restantes estão guardados no Banco da Inglaterra (20%) e no Banco Central do Canadá (10%). "Há mais de 10 anos, o Banco Nacional guarda suas reservas de ouro exclusivamente no país", disse Jordan.

O BNS também disse que se opõe à iniciativa popular sobre o ouro, apresentada pelo partido de direita populista UDC. Esta iniciativa exige, entre outras disposições, que 20% dos ativos totais do BNS estejam em ouro.


Segundo Thomas Jordan, esta porcentagem limitaria a liberdade de ação do BNS, cuja primeira missão é garantir a estabilidade de preços na Suíça. "Estimamos que é nosso dever advertir com antecedência suficiente os grandes inconvenientes desta iniciativa", declarou Jordan.

O texto pede ao BNS que suspenda as vendas de ouro, que repatrie à Suíça o ouro guardado no exterior e que ao menos 20% de suas reservas estejam em ouro.

Segundo a UDC, conservar as reservas de 1.040 toneladas de ouro é indispensável para garantir a estabilidade do franco suíço. A UDC recolheu 100.000 assinaturas necessárias para apresentar sua iniciativa, que será submetida à votação pelos suíços em dois anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)