(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desemprego bate recorde na Espanha e provoca protestos


postado em 25/04/2013 17:06

O desemprego na Espanha voltou a subir no primeiro trimestre, afetando 27,16% da população ativa e causando um mal-estar social que, nesta quinta-feira, levou milhares de jovens a protestar diante do Congresso para pedir a renúncia do governo.

Um ano depois de aplicar uma flexibilização do mercado trabalhista para fomentar a contratação, em meio a uma recessão que ameaça se ampliar durante 2013, a Espanha registrou, nos primeiros três meses, 6.202.700 desempregados, 237.400 mais que no trimestre anterior, segundo cifras oficiais publicadas nesta quinta-feira.

Os mais afetados por esta situação são os jovens de 16 e 24 anos, com uma taxa de desemprego de 57,22% contra 55,13% no trimestre anterior, o que leva muitos deles, a maioria com títulos universitários, a emigrar em busca de trabalho.

Com cartazes onde se lia "6,2 milhões de razões", lembrando o número recorde de desempregados, milhares de manifestantes, em sua maioria jovens, se reuniram esta tarde próximo à Câmara Baixa do Parlamento espanhol, convocados nas redes sociais sob o lema "Sitie o Congresso".

Foram mobilizados 1.400 agentes policiais para o protesto convocado por uma coordenadora que incitou uma "rebelião popular" e a ocupação do lugar até que o governo do conservador de Mariano Rajoy renuncie e o Parlamento seja dissolvido.


As principais organizações envolvidas no movimento social dos 'indignados' se distanciaram do protesto, que levou à detenção de pelo menos 18 pessoas. Quatro jovens "integrantes de grupos anarquistas" foram presos pela manhã quando "pretendiam provocar incêndios na capital", segundo o Ministério de Interior, assim como 11 pessoas que tinham se trancado em um edifício da Universidade Complutense de Madri.

Outros três homens foram detidos durante o protesto, entre eles um menor que levava em sua mochila elementos para fabricar um explosivo caseiro, informou a polícia. A cifra recorde de desemprego da Espanha, a segunda mais elevada da União Europeia, logo atrás da Grécia (27,2% em janeiro), se somou aos dados ruins do emprego na França divulgados nesta quinta-feira.

No mês de março, a França perdeu 36.900 postos de trabalho, aumentando seu número de desempregados a 3,224 milhões. O país acumula 23 meses consecutivos de alta do desemprego e superou seu recorde precedente, de 1997 (3,195 milhões de desempregados).

A Espanha se prepara para mais medidas de austeridade: o executivo de Rajoy, no poder desde dezembro de 2011, deve anunciar na sexta-feira novas reformas econômicas que, afirmou o chefe de governo, não apresentarão cortes tão drásticos como os do ano passado, em que foi iniciado um plano de ajuste de 150 bilhões de euros até 2014.

A situação ruim do mercado trabalhista espanhol se intensificou no último trimestre de 2012 com um aumento de 187.300 desempregados, superando 26,02% da população ativa no final de dezembro. A galopante progressão persistiu entre janeiro e março, apesar das garantias dadas na quarta-feira por Rajoy de que o aumento do desemprego neste primeiro trimestre seria "o menor dos últimos anos".

A situação foi descrita como dramática pela secretária de Estado de Emprego, Engracia Hidalgo, que expressou seu desejo de que a Espanha "volte logo a ser um país de oportunidades para todos". Mostra significativa da condição social da qual todas as organizações humanitárias alertam é o número de famílias com todos os seus membros desempregados, que já são 1.906.100 de um total de 17 milhões em uma população de 47 milhões de habitantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)