(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diretor do BC reitera estabilidade financeira do País


postado em 05/04/2013 17:22 / atualizado em 05/04/2013 18:15

São Paulo, 05 - O diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Anthero Moraes Meirelles, reiterou nesta sexta-feira, em almoço promovido pela Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), a estabilidade financeira no Brasil e a liquidez do sistema financeiro nacional. O evento foi fechado à imprensa, mas ao sair, o diretor falou rapidamente.

Meirelles afirmou que, a pedido da ABBI, compartilhou com representantes da indústria financeira a visão do BC e o modelo de supervisão da autarquia, que, de acordo com ele, é muito bem avaliado pelos organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), apenas para citar um. "Reunimos os representantes da indústria (financeira) para compartilhar com eles o que temos feito já que pedimos tanto a eles", disse o diretor de Fiscalização do BC. E informou que destacou, mais uma vez, a estabilidade financeira no Brasil e a liquidez do sistema.

De acordo com um renomado economista que participou do almoço, além de mostrar como o BC vem conduzindo o trabalho de regulação e supervisão do mercado financeiro desde a crise do subprime originada nos Estados Unidos em 2008, Anthero Meirelles incentivou os representantes do setor financeiro a levar ao BC informações e sugestões para melhorar o trabalho da Área de Fiscalização do BC.

"Ele incentivou também as instituições a implementarem a governança administrativa", disse o economista que pediu para não ter seu nome identificado. Ainda de acordo com a fonte, o diretor voltou a falar do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), instituído em 18 de maio de 2011, que organiza reuniões ordinárias de dois em dois meses. O comitê é composto pelo presidente e pelos diretores do BC, todos com direito a voto. Os chefes dos departamentos do BC cujo trabalho tem relação com a preservação da estabilidade financeira também participam, sem direito a voto, das reuniões do comitê.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)