(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IIF considera possibilidade 'real' de saída de Chipre do euro


postado em 28/03/2013 20:52

O Instituto Internacional de Finanças (IIF), que representa os bancos mais importantes do mundo, disse nesta quinta-feira que há uma possibilidade 'real' de saída do Chipre da zona do euro, após a fórmula acertada para o socorro financeiro à ilha.

"É o primeiro caso onde se pode ver uma saída (da zona euro) como uma possibilidade real", disse o chefe de economia do IIF, Philip Suttle.

"Chipre está sofrendo todos os custos do euro sem obter qualquer de seus benefícios", afirmou o especialista em entrevista coletiva sobre o confisco nos bancos e as projeções de recessão na ilha, que perderá parte de seu setor financeiro, crucial para sua economia.

O governo cipriota aceitou receber uma ajuda de 10 bilhões de euros do Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da União Europeia em troca da liquidação do segundo maior banco da ilha e da taxação dos depósitos superiores a 100 mil euros.

"A única solução para o Chipre seria uma desvalorização" da moeda, o que é impossível com o euro, explicou Suttle, que não percebe maiores consequências para a Europa com a saída da ilha da zona do euro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)