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Estado de Minas

Pequenos empresários apostam em produtos diferenciados para a Páscoa

Enquanto isso, Kopenhagen oferece itens de até R$ 1.890.Um ovo comemorativo e limitado a 8 mil unidades, com embalagem decorada com cristais Swarovski, chega a custar R$ 229


postado em 24/03/2013 06:00 / atualizado em 25/03/2013 15:47

A confeiteira Karyna Barros conta com a preferência de clientes de paladar exigente(foto: Gladyston Rodrigues/Esp/EM DA Press)
A confeiteira Karyna Barros conta com a preferência de clientes de paladar exigente (foto: Gladyston Rodrigues/Esp/EM DA Press)


O chocolate em forma de ovo dá asas à imaginação de fabricantes e comerciantes e incentiva uma verdadeira batalha pela preferência dos clientes. Nas lojas, supermercados e estabelecimentos especializados, inúmeras opções seduzem pela beleza, qualidade e sofisticação dos ingredientes. Ovos de chocolate estampados, novos personagens que vão além do tradicional coelhinho, receitas com produtos importados e recheios à base de brigadeiro de colher movimentam as empresas e despertam o interesse dos consumidores.


Para a diretora da Maria Chocolate, Vanessa Campos, muitas dessas novidades chegam ao mercado com a intenção de driblar uma Páscoa que será morna em devido à data, que este ano caiu no último fim de semana do mês. “O resultado deve ser igual ao do ano passado, quando tivemos incremento de aproximadamente 10%”, diz. Por isso, segundo ela, os comerciantes estão apostando em novos formatos, receitas e produtos. “O chocolate dá condições de criar e quem gosta de chocolate também quer ver novidades. Por isso, o ovo tradicional tem dado espaço a outros produtos e movimentado o setor de chocolates”, garante.
Dentro das inúmeras opções de cores e sabores, em Belo Horizonte, com R$ 3 é possível presentear alguém com um bombom ou brigadeiro feito à base de chocolate importado. Porém, quem quiser surpreender com receitas mais sofisticadas tem opções que chegam a quase R$ 2 mil. Na Kopenhagen, um ovo comemorativo e limitado a 8 mil unidades, com embalagem decorada com cristais Swarovski, chega a custar R$ 299. Mais exclusivo e feito sob encomenda pela marca é um ovo de chocolate ao leite, com 10 quilos, que custa ao consumidor R$ 1.890.


Quem também se aproveita do bom momento trazido pela Páscoa são as brigaderias gourmet. Responsáveis por dar novas roupagens ao tradicional docinho de chocolate e causar euforia entre os amantes do doce, elas oferecem kits com brigadeiros gourmet ou potinhos de brigadeiro. Para a proprietária da Meu Brigadeiro, a chef confeiteira Karyna Barros, o brigadeiro surge como opção porque a difusão e crescimento da gastronomia resultou num público com paladar mais exigente. “As pessoas estão buscando algo diferente para presentear”, diz.


Com um olhar voltado para um público ligado à sustentabilidade, a Qoy Chocolates desenvolveu uma linha de ovos e chocolates com embalagens que podem ser reaproveitadas. “O tecido que envolve o ovo vira jogo americano, potes de vidro e caixas de madeira podem ser usadas para guardar objetos”, conta a sócia-proprietária da empresa Flávia Falci.
Segundo Flávia, o que move o mercado de chocolates – que nesta época do ano chega a ter um incremento de 300% na comparação com um mês normal – é principalmente a exigência dos clientes, que demandam cada vez mais criatividade dos fabricantes. Ana Luiza Pacifici, proprietária da Lu Bombons, reforça que oferece mais de 300 produtos de Páscoa. Ela tem ovos com mensagens personalizadas, com silk de onça, zebra e outros desenhos, além de ovos recheados e com bolinhas pintadas uma a uma. “Nossos produtos são feitos à mão, mas com preços acessíveis porque o chocolate circula em todas as classes”, lembra.


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