(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anvisa divulga relatório de inspeção de fábrica da AdeS

Envasamento incorreto do suco de soja sabor Maçã resultou na interrupção de umas das linhas de produção em Pouso Alegre, Minas Gerais


postado em 22/03/2013 18:13 / atualizado em 22/03/2013 18:35

(foto: Beto Magalhães / EM)
(foto: Beto Magalhães / EM)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o relatório conclusivo da inspeção para análise detalhada do suco AdeS na tarde desta sexta-feira. Em nota, o ógão divulgou os resultados da inspeção investigativa da unidade fabril da Unilever Brasil LTDA em Pouso Alegre, entre os dias 18 e 20 de março.

Segundo o comunicado, a equipe concluiu ter havido falha no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã - Lote AGB 25, realizado no equipamento TBA3G no dia 25 de fevereiro deste ano e com validade até 22 de dezembro de 2013.

De acordo com o relatório, o estoque do tanque que alimentava a linha de envase estava reduzido, o que caracteriza final de processo. No momento em que ocorria o processo automático de limpeza - CIP (Clean in Place) - o entanto o equipamento foi acionado novamente para o processo de envase, fazendo com que a solução de Sódio a 2,5% fosse envasada em 96 unidades do suco sabor maçã, de 1,5 litros.

Como resultado, a inspeção sanitária concluiu que a linha TBA3G ficará paralisada até comprovação das seguintes determinações:

- Revisão completa de todos os equipamentos, sensores, software do
processo AdeS;

- Alteração do Plano Amostral - aumento do número de amostras coletadas durante o processo de envase;

- Alteração do Período de Retenção dos produtos acabados antes da liberação ao mercado;

- Revisão e implementação de procedimento de liberação da produção após o sistema de higienização -CIP - realizado pelos operadores, coordenadores com registro formalizado e assinado;

- Introdução de dossiê diário de liberação de qualidade -liberação formal com assinatura dos gerentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)