(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BID: na América Latina a maioria dos trabalhadores é informal


postado em 17/03/2013 19:37 / atualizado em 17/03/2013 20:19

A maioria dos trabalhadores da América Latina é informal, o que afeta a produtividade das empresas, anunciaram neste domingo fontes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


"Cinquenta e seis por cento das pessoas que trabalham na América Latina estão na economia informal", disse durante uma entrevista coletiva José Juan Ruiz, economista-chefe do BID.


Essa informalidade no trabalho tem, segundo Ruiz, "sérias consequências" para a competitividade das empresas.


Segundo o funcionário do BID, as empresas que usam trabalhadores informais costumam ser pequenas, menos integradas à economia internacional, têm menor capacidade tecnológica e maior rotatividade de trabalhadores.


"A informalidade não é um problema para Chile ou Uruguai, mas sim é um problema muito grave para Bolívia, Paraguai ou Peru", acrescentou Ruiz.


Segundo o BID, Bolívia, Paraguai, Peru, Nicarágua e Honduras são os países com maiores cotas de trabalhadores informais, ao contrário de Chile, Uruguai, Costa Rica, Brasil e Panamá.


O BID celebra até este domingo, no Panamá, sua 54ª reunião anual de governadores, com o objetivo de procurar fórmulas para incrementar o crescimento econômico na região.


O BID defende realizar mudanças estruturais na América Latina e no Caribe que ajudem a desestimular a contratação informal de funcionários.


"A ideia é de reformas, não para que um grupo em particular ganhe às custas de outro grupo, mas que o país como um todo ganhe", disse Santiago Levy, vice-presidente de setores e conhecimento do BID.


Segundo funcionários do banco, a queda da informalidade provocaria um aumento nos salários reais dos trabalhadores, na produtividade e no acesso ao crédito, ao ter um maior marco de segurança jurídica.


"Os que mais perdem com este ambiente de informalidade são os próprios trabalhadores porque é muito difícil que os salários aumentem em um contexto de estancamento da produtividade", assegurou Levy.


Uma desaceleração econômica mundial terá um efeito "desanimador" na América Latina e no Caribe se não houver reformas de fundo em uma região que crescerá 0,5% menos nos próximos cinco anos do que nos anos anteriores à crise de 2008, segundo o relatório anual do BID.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)