(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anfavea avisa que aumentos do diesel e dos juros não causam impacto nos preços dos veículos


postado em 06/03/2013 16:22

Os dois aumentos no preço do diesel e a previsão de alta de até 1 ponto porcentual na taxa básica de juros, a Selic, no médio prazo, que deverá subir de 7,25% para 8,25% ao ano, não deverão causar impacto na produção e nem nas vendas de veículos automotores, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A previsão de crescimento do País maior que no ano passado, as obras de infraestrutura, o crédito ainda farto e o cenário de juros baixos com uma safra recorde no setor de máquinas agrícolas justificam a avaliação.

"A Selic não tem interferência, pois o que importa para o setor é o crédito, que vem subindo, e inadimplência que cai. O diesel impacta nos custos de produção e na logística, mas tendo economia ativa, as vendas de caminhões crescem", disse Cledorvino Belini, presidente da Anfavea. "Os juros ainda estão no patamar mais baixo da história, a inflação ficará sob controle", completou

Por isso, a entidade mantém a estimativa, divulgada no ano passado, de alta de até 4,5% nas vendas de autoveículos e de até 5% nas de máquinas agrícolas em 2013 sobre 2012. Já Milton Rego, diretor de máquinas agrícolas da Anfavea, considera neutra a alta do diesel nos custos de produção. Ele lembrou que os produtores estão capitalizados e que as regras de financiamento para o setor independem da Selic. Os juros para máquinas são de 3% ao ano pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI). "O PSI seguirá como indutor de vendas e o momento é de renovação da frota de tratores e colheitadeiras agrícolas", concluiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)