(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Esmeraldas terá distrito industrial

Destinação da área está em projeto de lei que vai para a Câmara em 90 dias. Dez empresas devem se instalar no local


postado em 14/02/2013 06:00 / atualizado em 14/02/2013 07:31

Esmeraldas fica a 60 quilômetros de Belo Horizonte e tem 70 mil habitantes(foto: MOISÉS SILVA/EM/D.A PRESS - 16/5/12)
Esmeraldas fica a 60 quilômetros de Belo Horizonte e tem 70 mil habitantes (foto: MOISÉS SILVA/EM/D.A PRESS - 16/5/12)
Áreas disponíveis para contemplar empreendimentos industriais dão novo impulso ao município de Esmeraldas, em meio à escassez de espaço para investimentos do setor nas cidades mais industrializadas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com pelo menos três terrenos de larga extensão desocupados, a Prefeitura de Esmeraldas, cidade-dormitório de 70 mil habitantes distante 60 quilômetros da capital mineira, trabalha no projeto de criação do primeiro distrito industrial local, com capacidade para abrigar uma dezena de empresas que já procuraram o governo municipal. Os estudos iniciais sobre o conjunto das propostas da iniciativa privada indicam a geração de 1,5 mil empregos diretos.

O prefeito de Esmeraldas, Glacialdo de Souza Ferreira, informou ontem que estão sendo estudadas as características de dois terrenos, um deles próximo da BR-040, que corta a área rural da cidade, no sentido Betim, e outro localizado na saída da cidade em direção a Contagem. A infraestrutura local será, também, reforçada por uma subestação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) com inauguração prevista para março, e duas estações de tratamento de esgoto, em fase de construção.

"Esse primeiro polo industrial permite que a cidade entre na disputa dos grandes projetos de investimento na Grande BH", diz Glacialdo de Souza Ferreira, prefeito (foto: Fredericus Augustus/Divulgação)
“Esse primeiro polo industrial permite que a cidade entre na disputa dos grandes projetos de investimento na Grande BH”, afirma Glacialdo Ferreira. A expectativa é de que Esmeraldas ganhe competitividade na atração de indústrias, aproveitando a proximidade com três grandes polos industriais da Grande BH, que beneficia o município – Contagem, a 15km; Betim, a 20km; e Sete Lagoas, distante 30km. O município conta ainda com as futuras vantagens de algumas das obras de infraestrutura projetadas para a Região Metropolitana de BH, como um novo complexo viário do Vetor Norte, incluindo novos acessos ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a proposta de duplicação de BR-040 e parceria pública-privada para gestão do lixo.

Dentro de 90 dias, a prefeitura deverá encaminhar projeto de lei à Câmara Municipal determinando a destinação da área do distrito industrial e a doação de parcelas do terreno às empresas. Vencida essa etapa, o distrito poderá ser ocupado ate o fim do ano. Segundo Glacialdo Ferreira, há negociações abertas com 10 empresas que querem investir no município, entre elas a Biocell – Clonagem e Diagnose Vegetal, EBR – Aquecimento Industrial, Ecosolo – Incineração de Lixo Hospitalar, Açomar e KWE – Corte e Costura Industrial.

Mãe de obra

(foto: Clique na imagem para ampliar )
(foto: Clique na imagem para ampliar )
Outra linha de ação, segundo o prefeito de Esmeraldas, visa à formação de mão de obra local para atender as indústrias. A cidade tem como principais atividades o comércio e a agricultura e retira dos repasses federais e do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) cerca de 90% da receita anual de R$ 70 milhões .

Para a formação de trabalhadores com o perfil esperado pela indústria, a prefeitura negocia parceria com a UFMG e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MG). Como não há escola do Senai na cidade, a prefeitura deverá usar as próprias escolas municipais para o programa, que terá a participação de instrutores, maquinário do Senai e professores da UFMG. Glacialdo Ferreira pretende apresentar em 15 dias ao Ministério da Educação a proposta de implantação do ensino universitário em Esmeraldas, com modelo de gerenciamento por meio de uma fundação municipal de educação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)