(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

AES Uruguaiana retoma oficialmente operação comercial


postado em 06/02/2013 20:42

A térmica a gás natural AES Uruguaiana (RS) retomou oficialmente a operação comercial nesta quarta-feira. A termelétrica vinha gerando energia desde o último sábado para a realização de testes de comissionamento, que duraram cinco dias. Nesse primeiro momento, a usina irá gerar 164 MW médios, mas a expectativa é de que alcance 494 MW médios em março. O empreendimento tem capacidade instalada de 639 MW.


A retomada da usina foi possível graças à importação de gás natural liquefeito (GNL) de Trinidad & Tobago pela Petrobras. O gás foi entregue na semana passada no terminal de regaseificação de Bahía Blanca, na Argentina, e veio para o Brasil por meio de um gasoduto que vai até a cidade de Uruguaiana (RS). A primeira carga de GNL tem volume de 34 milhões de metros cúbicos e foi trazida para o território brasileiro pela Sulgás. Uma segunda carga de GNL, também de 34 milhões de metros cúbicos, está prevista para ser entregue pela Petrobras na Argentina este mês.

A AES Uruguaiana foi autorizada pelo governo federal a gerar por dois meses até março. A entrada dessa usina tem como objetivo reforçar o abastecimento de energia na Região Sul do País diante do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. A retomada da térmica, que teve o suprimento de gás cortado em 2008 pela estatal argentina YPF, demandou investimentos de R$ 17 milhões da AES Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)