(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Varejo online tem deflação de 2,8% em dezembro, diz FIA


postado em 16/01/2013 15:43

Os preços no varejo online aceleraram a queda em dezembro, de acordo com índice desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce. No mês passado, o e-Flation registrou deflação de 2,8%, recuo de 2,2 pontos porcentuais em relação a novembro (-0,6%). Na comparação com dezembro de 2011 houve redução de 2,3 pontos.

O indicador tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.

Oito categorias contribuíram para a deflação no período: Eletrodomésticos (-1,04%), Informática (-1,01%), Medicamentos (-0,24%), Cine e Fotos (-0,22%), Livros (-0,18%), Telefonia e Celulares (-0,17%), Brinquedos (-0,06%) e Eletroeletrônicos (-0 01%). Apenas duas registraram aumento de preços: CDs e DVDs (+0 01%) e Perfumes e Cosméticos (+0,13%).


No ano

Entre janeiro e dezembro o índice registrou deflação de 8,4%, sendo que quase todas as categorias tiveram queda ao longo do ano. Em 2011, o e-Flation teve deflação de 5,7%.

"Encerramos 2012 com a identificação de muita cautela no comportamento do consumidor, que pesquisou muito mais antes da compra durante todo o ano passado. O que facilitou a competitividade das empresas neste segmento e segurou a inflação destes produtos", acredita Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)