(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consultoria projeta 9% de risco de racionamento


postado em 11/01/2013 09:30

Apesar de o governo federal garantir que não haverá racionamento este ano, há 9% de possibilidades de o País ter um programa de contingenciamento no consumo de eletricidade. As projeções são da consultoria PSR, que assessora o governo brasileiro e várias outras nações nas políticas energéticas.

“Mesmo com todas as térmicas ligadas (incluindo as que ainda não estão no sistema), há cenários em que os reservatórios chegariam ao fim de abril bastante vazios”, diz o presidente da empresa, Mario Veiga. Nessa situação, acrescenta, a melhor alternativa seria um racionamento. A PSR produziu mais de 2 mil cenários hidrológicos, com as mesmas premissas adotadas pelo governo. “A única diferença é que nosso modelo é mais detalhado.”


Nos cálculos da consultoria, para evitar que um racionamento se torne realidade, as represas das hidrelétricas terão de superar a marca de 38% de armazenamento. Abaixo disso, não há solução milagrosa. Hoje, na média de todos os sistemas, o nível dos reservatórios está em 30%, afirma Veiga. Ou seja, até o fim do período chuvoso, terá de subir 8 pontos porcentuais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)