(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Venda de carros nos EUA crescem em 2012 apesar das preocupações com o abismo fiscal


postado em 03/01/2013 14:46

As vendas de carro nos Estados Unidos em 2012 cresceram, com a Chrysler, mais uma vez, superando as rivais americanas com ganhos de dois dígitos enquanto a General Motors e a Ford anunciaram um crescimento modesto nesta quinta-feira.

As três empresas tiveram fortes vendas no mês passado, com a Ford registrando seu melhor desempenho em seis anos e a GM e a Chrysler, o melhor resultado em dezembro em cinco anos. A GM vendeu, ao longo do ano, cerca de 2,6 milhões de veículos no total, um aumento de 3,7% em relação a 2011.

A Ford, a número 2 entre as montadoras norte-americanas, afirmou que suas vendas em 2012 aumentaram 5% na comparação com o ano anterior, a quase 2,3 milhões de veículos. A Chrysler, contudo, superou ambas em termos de crescimento, alcançando 21%, ou quase 1,7 milhão de veículos. A empresa informou que sua parcela do mercado aumentou de 10,5% em 2011 para 11,2% em 2012, colocando-a em quarto lugar atrás da General Motors, Ford e da Toyota.

A principal rival japonesa, a Toyota, também apresentou um forte desempenho, crescendo 26,6%, com 2,1 milhões de unidades. A indústria automotiva lucrou, apesar do ritmo lento de crescimento da economia norte-americana e das preocupações dos consumidores no fim do ano com o possível aumento dos impostos do abismo fiscal programado para o dia primeiro de janeiro.

Por fim, após uma batalha entre líderes políticos, foi aprovado um compromisso de última hora que significou apenas um aumento modesto nas taxas. O vice-presidente de operações de vendas nos EUA da GM, Kurt McNeil, disse em um comunicado que as vendas de automóveis deviam aumentar novamente este ano já que o abismo fiscal foi evitado.

"O compromisso fiscal alcançado em Washington esta semana acaba com as incertezas e abre caminho para o aumento das vendas de veículos para de 15 milhões a 15,5 milhões de unidades em 2013." A Volkswagen também comemorou as fortes altas. As vendas da montadora alemã aumentaram 35%, para apenas 438 mil veículos em 2012, com o melhor mês de dezembro desde 1970.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)