(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FIM DE ANO

Consumidor já deve preparar orçamento para evitar dívidas

Saber o quanto a renda está comprometida com as contas é o primeiro passo para não perder o controle das finanças


postado em 28/12/2012 10:28 / atualizado em 28/12/2012 11:33

Evitar longos prazos de parcelamento também ajuda o consumidor a fazer um bom negócio(foto: EM/D.A/Press)
Evitar longos prazos de parcelamento também ajuda o consumidor a fazer um bom negócio (foto: EM/D.A/Press)
O clima econômico favorável ao consumo, sustentado pela queda de juros e taxa de crédito amplas merece atenção antes mesmo da virada do ano. Para os especialistas, os consumidores já devem se preparar para os gastos como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), matrícula e material escolar (para quem tem filhos), além do cartão de crédito com o saldo das compras realizadas no final do ano, entre outras despesas.

Fazer as contas de quanto terá de pagar pelas dívidas acumuladas no começo do ano é o primeiro passo para o consumidor organizar as finanças da família e não perder o controle no próximo ano. Além disso, se conseguiu poupar parte do 13º salário, é recomendável utilizá-la para cobrir esses gastos, orientam os economistas da Serasa.

No ano que vem, em média, o IPVA será 11% menor em Minas, em função da desvalorização do mercado de carros usados, motivada pela diminuição de 35 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis zero quilômetro. Em contrapartida, a taxa de licenciamento terá aumento de 7,41% no comparativo com o valor deste ano, passando para R$ 71,30. Já o preço do seguro obrigatório subiu 4,63%.

O contribuinte que fizer o pagamento integral do imposto em janeiro em cota única terá desconto de 3%. “Pagar à vista sempre é a melhor opção e 3% ainda é um bom desconto. Se não conseguir, pague a primeira parcela e o seguro obrigatório e a taxa de licenciamento junto a segunda parcela”, aconselha Erasmo Vieira, consultor financeiro e proprietário da Planilhar Planejamento Financeiro.

Já o IPTU, ficará 5,78% mais caro em Belo Horizonte. O valor foi divulgado ontem pela prefeitura. “Desconto de 7% a vista no IPTU é um excelente desconto. Se conseguir pagar à vista ou mesmo um valor maior do que a primeira parcela vale muito a pena pois você vai liberar seu orçamento mensal deste compromisso. Somente quem está no aluguel e pretende mudar durante o ano de 2013 é que não deve pagar à vista”.

Na hora de comprar o material escolar, por exemplo, a principal orientação é pesquisar preços e pechinchar. Evitar longos prazos de parcelamento também ajuda o consumidor a fazer um bom negócio para fugir da fatia de devedores. Segundo a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) Ana Paula Bastos, as compras a prazo tem juros embutidos. Por isso, o ideal é optar pelo pagamento à vista. “Separe o que é necessidade: Livros por exemplo do que é desejo: Mochila do personagem da moda. Procure financiar em 3 ou 4 parcelas no máximo. No dia das mães já estará livre de dívidas com material escolar não terá mais este peso mensal”, explica Erasmo Vieira.

Para aqueles que vão parcelar as contas em um prazo maior, é preciso tomar cuidado e considerar que o primeiro semestre do ano é recheado de feriados e datas comemorativas – Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados – o que aumentam os riscos do acúmulo de dívidas com viagens, presentes etc.

Para o consumidor que não estiver endividado, um empréstimo também pode ser uma das alternativas para quitar de uma única vez as despesas de início de ano. Mas é preciso ficar atento às taxas de juros e ao número de parcelas que podem aumentar o risco de cair na inadimplência. Já para quem está no limite do crédito, uma alternativa é buscar ajuda de familiares.

Todos esses gastos, sem controle, segundo os economistas da Serasa, explicam os picos de inadimplência registrados no primeiro trimestre de cada ano. Por isso, eles recomendam que o consumidor tenha sempre consciência na hora de buscar crédito e procure cada vez mais incluir a educação financeira no seu dia a dia. “É comum o registro de um pico de inadimplência nos primeiros meses do ano, quando é cobrado o IPVA, IPTU, material escolar…”, afirma a economista da CDL-BH.

Dicas para viver melhor financeiramente em 2013:

- Procure diminuir e eliminar dividas caras como cheque especial e rotativo do cartão de crédito, isso tem que ser a prioridade maior. Quando deixar de pagar juros nestas dívidas sobrará mais dinheiro no seu bolso para gastar.

- Escreva quais os sonhos materiais que você deseja realizar em 2013.

- Em toda compra que for realizar coloque seu sonho como prioridade. Isto vai atrasar ou atrapalhar a conquista do seu sonho?

- Quando comprar parcelado no cartão de crédito nunca faça prestações menores que R$ 50. Assim você paga suas compras mais rápido de pode comprar mais.

- Quando você compra a vista tem desconto, isto é muito bom se possível pratique. Tudo que você levar para sua casa é seu!

- Quando você compra sem ter dinheiro pagará juros. Faça as contas se vale a pena pagar juros. Multiplique o número de prestações pelo valor da parcela, assim verá a diferença da compra a vista. Quando você enxergou a diferença faça a pergunta: Vale a pena pagar estes juros?

- Dinheiro foi feito realmente para gastar, portanto gaste bem aquilo que você tem de forma que cada centavo gasto melhore sua qualidade de vida e de sua família conforme seus valores, conforme seus sonhos.

Fonte: Erasmo Vieira
*consultor financeiro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)