(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bancos médios têm nova modalidade de captação


postado em 19/11/2012 10:03

Os bancos BMG e Ficsa inauguram esta semana uma modalidade de captação de dinheiro que deve trazer alívio para instituições financeiras de pequeno e médio portes, abaladas por mais uma crise de confiança após a liquidação do Cruzeiro do Sul e a intervenção do Banco Central (BC) no BVA.

A expectativa de banqueiros e autoridades é de que o Depósito a Prazo com Garantia Especial 2 (conhecido pela sigla DPGE 2) resulte em custos menores para o emissor, uma vez que oferece garantias mais confiáveis do que outros tipos de captação.

“Sem dúvida, o DPGE 2 vem para ajudar”, disse o presidente da Associação Brasileira de Bancos Comerciais (ABBC), Renato Oliva. A entidade reúne justamente as instituições de menor porte no País. “O DPGE 2 é um dos fatores que nos deixam mais animados para 2013, que certamente será um ano melhor do que este para os bancos pequenos e médios.”


Criado por uma resolução do Conselho Monetário Nacional publicada no fim de julho, o DPGE 2 aperfeiçoa o instrumento anterior, que surgiu em meio ao pior momento da crise global, no primeiro semestre de 2009. A diferença fundamental entre os dois está nas garantias.

Em ambos, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) assegura ao investidor que seu dinheiro será resgatado, até um limite de R$ 20 milhões, mesmo que a instituição financeira sofra intervenção ou seja liquidada pelo BC. Mas, no DPGE 2, o FGC exige como contrapartida do banco emissor garantias firmes - carteiras de crédito.

Ou seja, o próprio FGC tem mais segurança. Por isso, cobrará menos dos bancos por um seguro obrigatório nessas operações. Em vez de 1%, será 0,3% ao ano. Além disso, a garantia dupla deve reduzir o custo de captação para as instituições. Estima-se que recue da faixa de 125% do CDI para entre 110% e 115% do CDI. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)