(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tombini afirma que recuperação da economia está em curso


postado em 23/10/2012 15:33

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta terça-feira que a economia brasileira está em pleno processo de recuperação e que o nível de atividade deve avançar ainda mais no decorrer dos próximos meses. "Há sinais consistentes de que a recuperação da economia está em curso. A recuperação ocorre em ambiente de inflação sob controle", afirmou.

No entanto, ele destacou que a retomada da economia mundial ainda é muito lenta e é uma das que mais demoram desde o surgimento da Grande Depressão de 1929. "O processo de desalavancagem das economias avançadas será um período longo", disse.


Na opinião de Tombini, a Europa é o principal foco de preocupação da economia mundial na atualidade. Entretanto, ele ressaltou que as autoridades da zona do euro conseguiram progressos, especialmente para ampliar a liquidez no setor financeiro e melhorar as condições das dívidas soberanas de alguns países. "Esse arcabouço de medidas precisa ser testado e vai requerer importantes esforços de líderes europeus", completou.

De acordo com Tombini, nos Estados Unidos, a principal fonte de insegurança está no campo fiscal, com a possibilidade de ocorrer um corte abrupto de gastos públicos. "Isso está afetando decisões de gastos das famílias e de investimentos de empresas", destacou. "Contudo, a avaliação geral é de que haverá ao menos uma renovação parcial dos gastos tributários."

Tombini acresentou que esse processo deverá ser concluído em meados do primeiro trimestre de 2013, quando estiver funcionando o novo Congresso dos EUA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)