(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro de finanças da França confia em solução para Grécia e Espanha


postado em 13/10/2012 14:31

O ministro de Finanças da França, Pierre Moscovici, disse neste sábado que tem esperanças que os problemas da Grécia e da Espanha serão resolvidos nas próximas semanas, o que deve acalmar os mercados financeiros e melhorar a perspectiva para a economia da zona do euro.

"O que eu desejo é que esses dois assuntos possam encontrar soluções firmes, duráveis, nas próximas semanas, rápido", disse Moscocivi em uma coletiva de imprensa durante a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Tóquio. "Se tal solução for encontrada, e se nós fizermos progressos na questão da supervisão bancária, a perspectiva para a zona do euro pode melhorar mais do que nós esperamos hoje", acrescentou.

Em relação à Grécia, Moscovici disse que a discussão sobre o relaxamento nos termos do pacote internacional de resgate recebido pelo país só poderá ocorrer após o relatório da troica de credores - formada por FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia - que dirá se o país está adotando os esforços necessários para consertar as finanças públicas.

Se essa for a avaliação da troica, a França poderá apoiar a proposta do FMI para dar à Grécia um prazo de mais dois anos para cumprir as metas fiscais. "Se essa sugestão for feita pela troica, nós certamente poderemos apoiá-la", disse Moscovici.

Já no caso da Espanha, o ministro francês se recusou a comentar se o país deveria pedir um resgate internacional. "Depende da Espanha decidir se e quando um programa - cuja natureza ainda precisa ser decidida - pode e deve ser solicitado".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)