(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Emprego na indústria cai no país, mas Minas tem tendência positiva

Ao lado do Paraná, Estado registrou crescimento em meio à queda registrada pelo Brasil em agosto, segundo levantamento do IBGE


postado em 11/10/2012 17:55

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado nesta quarta-feira, mostrou que o emprego na indústria brasileira registrou leve queda em agosto, recuando 0,1% frente ao mês anterior. Dentre os Estado pesquisados (14, no total), todos acompanharam a queda, exceto por Paraná e Minas Gerais, que registraram uma contribuição positiva: o primeiro, com 1,5% de crescimento, e o segundo, com 0,5%.

De acordo com o IBGE, no índice acumulado nos oito primeiros meses de 2012, o emprego industrial também permaneceu em queda (-1,4%). Entre os Estados pesquisados, São Paulo (-3,2%) apontou o principal impacto negativo no total da indústria. E, novamente, o Paraná (2,8%) e Minas Gerais (1,0%) exerceram as maiores pressões positivas.

O principal impacto negativo, segundo o instituto, sobre a média global, no mês de agosto, foi observado em São Paulo (-3,2%). Setorialmente, destacaram-se negativamente as áreas de vestuário (-12,1%), têxtil (-7,0%), calçados e couro (-6,1%), dentre outros. O principal impacto positivo sobre a média nacional da indústria foi observado no setor de alimentos e bebidas (3,6%).

Para o secretário de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), Hélio Rabelo, os números refletem os esforços do Governo de Minas no sentido de incentivar a economia e o emprego. "Diariamente, batalhamos para cumprir nosso objetivo de ofertar empregos de qualidade a todos os mineiros. Temos alcançado excelentes resultados e Minas é referência na geração de empregos no país. Estamos com a menor taxa de desemprego entre as regiões metropolitanas, cerca de 5%, e as menores taxas gerais do país. Essa é a nossa grande conquista", comemora.


Tendência

O crescimento no emprego na indústria mineira acompanha a tendência observada pelo aumento também na produção industrial do Estado, que cresceu 3,3% em agosto, com relação a julho deste ano. O dado também é do IBGE, da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgado no último dia 9 de outubro. Além de Minas Gerais, apenas outros cinco estados brasileiros também cresceram acima da média da nacional (1,5%), dentre as 14 localidades pesquisadas: Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Com isso, o Estado mineiro acumula ganho de 4,7% nos últimos três meses. Em relação a agosto de 2011, a produção industrial mineira avançou 4,6%. Oito, das treze atividades pesquisadas, apontaram o crescimento da produção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)