(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turismo supera a queda do PIB

Setor movimentou R$ 103,7 bi e cresceu 4,6% no auge da crise financeira, em 2009, enquanto PIB do país caiu 0,3%


postado em 11/10/2012 06:00 / atualizado em 11/10/2012 06:50

O setor de turismo brasileiro ignorou a crise financeira mundial e cresceu acima da economia nacional, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo. As atividades do turismo geraram renda de R$ 103,7 bilhões no país em 2009, com crescimento real (descontada a inflação) de 4,6% em relação a 2008. Se for analisar o período de 2003 a 2009, a renda do turismo teve alta de 32,4%, contra 24,6% do total da economia brasileira.

“A indústria sofreu mais com a crise externa do que o segmento de serviços”, avalia Ricardo Moraes, gerente de modelos e métodos da coordenação de contas nacionais do IBGE. Em 2009, as atividades voltadas para o turismo tinham 5,9 milhões de ocupações, o que representava 9,9% do setor de serviços e 6,1% do total da economia. Esse contingente foi 1,3% maior do que em 2008 e 10,5% maior do que em 2003.

Os serviços de alimentação foram a atividade com maior número de ocupações: 3 milhões, ou 50,7% do grupo. Também merece destaque o transporte rodoviário, com 17,9%. As atividades recreativas, culturais e desportivas contavam com 1 milhão de ocupações em 2009 e foram as que apresentam o maior crescimento absoluto desde 2003 (194 mil ocupações a mais). As classes C e D ajudaram a alavancar os negócios no segmento de turismo, segundo Antônio da Matta, presidente regional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). “Eles estimularam as vendas principalmente dos pacotes nacionais”, avalia. O brasileiro, diz, tem investido mais em lazer. “Hoje ele consegue adiar a reforma da casa ou a troca do carro para viajar”, afirma Matta.

Crédito fácil acelera vendas

O financiamento mais amplo criado pelas operadoras, de até 12 vezes, e a oferta maior de produtos ajudam também nas vendas do setor. “E temos previsão de crescimento forte nos próximos quatro anos, em função da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos”, diz o presidente da Abav. A entidade calcula que o setor de turismo deve crescer cerca de 20% neste ano no estado, na comparação com 2011. A estimativa é de  que as vendas sejam estimuladas principalmente pelos pacotes internacionais, apesar da alta do dólar. “São muitas ofertas para países como Chile e Argentina. E os preços estão competitivos”, diz Matta.

O crescimento da população de idosos no país é outro aliado para alavancar o turismo, avalia o presidente regional da Abav. “Eles são um filão. É uma população que costuma viajar de duas a três vezes ao ano”, diz. A funcionária pública Miriam Denise Xavier viaja pelo menos uma vez por ano ao exterior. “Gosto muito de viajar, é uma das minhas prioridades”, afirma. Nos últimos anos ela já foi para Aruba, Bariloche, Estados Unidos e Europa. Ela costuma viajar com a família e amigos. “O real estável ajuda nas viagens ao exterior”, diz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)