(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeção da economia brasileira no cenário mundial contribui para crescimento de franquias


postado em 27/09/2012 18:32

A maior projeção da economia brasileira no cenário internacional está contribuindo para o incremento do setor de franchising (franquias) no país. A avaliação foi feita à Agência Brasil pela presidenta da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro (ABF-RJ), Fátima Rocha.

De acordo com Fátima, o empreendedorismo está crescendo no Brasil. Ela declarou que a melhor porta para se entrar no empreendedorismo é o franchising, “porque acaba sendo uma forma de empreender mais segura. Então, acaba crescendo na carona do próprio país”.

Os números mostram que o setor de franquias experimentou incremento em seu faturamento, no ano passado, de 16,9%, em comparação ao ano anterior. Para 2012, a expectativa é ampliação em torno de 15%. Fátima acredita, porém, que esse número será superado.


Ela chamou a atenção para o crescimento da atividade, em contrapartida ao decréscimo previsto para o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços fabricados no país, e o estado do Rio de Janeiro acompanha essa expansão.

Segundo a ABF, atualmente, existem 2.031 marcas no país, das quais 253 são marcas fluminenses. Noventa por cento do total de marcas são brasileiras e 10% são marcas estrangeiras. Os segmentos que atraem maior número de franqueadores são beleza, moda, lazer, alimentação, turismo e idiomas.

Hoje, a ABF abriu, no Riocentro, a sexta edição da Rio Franchising Business, que registra aumento de 20% em sua área, bem como ampliação de 10% no número de expositores. Cerca de 220 marcas participam do evento este ano. Fátima Rocha atribuiu o crescimento da feira ao crescimento do próprio mercado. “A feira deixou de ser regional. Recebe visitantes e expositores do Brasil todo”.

Fátima disse que o evento reflete a maior visibilidade da economia do Brasil no exterior. “O Brasil está empreendendo mais. E você mede o crescimento de um país pelo número de empreendedores que ele consegue alavancar. A gente percebe isso, que o empreendedorismo está aumentando muito”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)