(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Banco do Brasil está em índice de sustentabilidade

Banco passa a integrar indicador Dow Jones para empresas que alcançam reconhecimento em gestão social e ambiental


postado em 26/09/2012 06:00 / atualizado em 26/09/2012 06:43

O Banco do Brasil foi incluído no seleto rol de empresas que compõem o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSJ) da Bolsa de Nova York. Com isso, o banco é apontado como uma das companhias líderes em ações de gestão social, ambiental e econômica do planeta. No Brasil, além do BB, outras oito empresas brasileiras participam da edição 2012-2013 do índice: Bradesco, Cemig, Embraer, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobras, Redecard e a também estreante Duratex. Ao todo, são 340 companhias de 30 países. Aproximadamente US$ 6 bilhões são investidos em fundos que se baseiam em empresas do índice DJSI. Além das brasileiras, o destaque deste ano é a entrada da Microsoft, também pela primeira vez.

Criado em 1999, o indicador é considerado um dos principais balizadores de ações empresariais sobre temas socioambientais. Mais de 2,5 mil das maiores companhias do planeta foram convidadas a participar e foram avaliadas a partir de questionários enviados à empresa e informações públicas referentes a práticas ligadas ao tema, como gestão de recursos e eficiência energética. Anualmente, a lista é revisada, o que incentiva as empresas a manterem as performances e a melhorar ano a ano em busca da liderança de seus respectivos setores. Neste ano, por exemplo, entre os 19 setores produtivos listados, BMW, Roche e Unilever lideraram os grupos automotivo, de saúde e de bebidas e alimentos, respectivamente.

O desempenho do Banco do Brasil vinha apresentando melhoras no indicador. Nos processos de avaliação dos últimos três anos a instituição já havia se posicionado entre os 15% com melhores desempenhos do setor, motivo pelo qual foi incluído no Anuário de Sustentabilidade, publicado anualmente pela Sustainability Asset Management, empresa com sede na Suíça responsável pelo licenciamento do Dow Jones de Sustantabilidade. Nacionalmente, a instituição está desde 2005 incluída em índice semelhante elaborado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Segundo o vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do BB, Robson Rocha, a instituição se destacou em indicadores econômicos, como políticas internas para combate à lavagem de dinheiro e gestão da marca, mas também em outros relacionados à gestão social e ambiental. Boas notas foram dadas nos quesitos estratégia para o clima e ecoeficiência. “As pessoas veem a empresa basicamente pelo pilar econômico, mas o tema sustentabilidade faz parte da nossa missão”, afirma Rocha.

Detalhamento

Na avaliação da diretoria do banco, as companhias listadas pelo índice têm capacidade de aproveitar oportunidades de negócios ao mesmo tempo em que gerenciam os riscos associados à gestão sustentável. Dessa forma, são criados valores para os acionistas a longo prazo. O indicador é tido como referência para agentes de investimento decidirem sobre a oferta de produtos para clientes. Amanhã, a direção do BB deve apresentar aos investidores do banco os resultados da área de sustentabilidade e detalhes sobre a inclusão do banco no indicador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)