(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Consumidor ainda encontra pacotes de viagem para 7 de setembro

Pacotes para o exterior praticamente já acabaram, mas ainda restam opções nacionais. Agências esperam alta de até 20% nos negócios


postado em 15/08/2012 06:00 / atualizado em 15/08/2012 08:09

Saulo Corte, que vai para Las Vegas, se antecipou e recebeu dicas da supervisora de vendas Ana Paula Franco(foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS)
Saulo Corte, que vai para Las Vegas, se antecipou e recebeu dicas da supervisora de vendas Ana Paula Franco (foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS)
A 22 dias do feriado de 7 de setembro, as agências de viagens já estão comercializando seus últimos pacotes nacionais e internacionais. Embora ainda existam vagas para os mais atrasados, quem não se adiantou provavelmente pagará bem mais caro. Segundo o diretor da Acta Turismo, José Carlos Vieira, em sua agência todos os pacotes internacionais já foram vendidos e apenas 15% dos nacionais ainda estão disponíveis. Isso porque neste ano, excepcionalmente, os mineiros se adiantaram na compra. O movimento, para ele, gerou incremento de 20% nas vendas dos pacotes internacionais e de 10% na venda dos nacionais, se comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com Vieira, quem ainda pretende viajar mas tem apenas três dias de folga será prejudicado, já que o período é sempre marcado pela grande procura de passagens aéreas. Os viajantes que têm a condição de emendar uma semana serão beneficiados pelas vagas ainda existentes, mas também por poderem encontrar passagens mais baratas e mais opções de destinos. “Quem se planeja sempre sai com vantagem e acaba aproveitando as promoções. Já as pessoas que procurarem mais tarde vão encontrar pacotes, mas não vão encontrar voos”, considera.

Para não perder tempo e conseguir embarcar para o exterior para aproveitar a folga de 7 de setembro, o consultor de vendas Saulo Corte se adiantou em dois meses e conseguiu reduzir pela metade os custos com a sua viagem para os Estados Unidos. Ele negociou uma folga maior e vai aproveitar para passar uma semana na Califórnia e em Las Vegas. “Comprei três meses antes do dia da viagem e acabei conseguindo uma tarifa aérea boa. Aí montei o pacote, que também saiu bem mais barato”, afirma. “Adquiri a passagem pela metade do preço e o pacote ficou mais barato por causa dessa antecipação”, acrescenta.

JULHO POSITIVO Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), o movimento de recuperação nas vendas ocorre em função do incremento de 15% em julho, que puxou as vendas de setembro, mas também as do segundo semestre. “Muitas negociações feitas no mês passado são para a primeira quinzena de agosto ou para o segundo semestre. Então muitos já se adiantaram na compra”, explica o vice-presidente da Abav, José Maurício de Miranda Gomes. “Ainda temos vagas, mas as pessoas provavelmente deverão ter que adaptar sua demanda aos pacotes disponíveis”, observa.

Na Belvitur, o diretor Marcelo Cohen acredita num feriado com acréscimo de 10% a 15% nas vendas, se comparado ao mesmo período do ano passado, e revela que os números já vêm sendo alcançados. Prova disso é que todos os seus pacotes para Miami, Paris, Londres e Nova Iorque já foram vendidos. Para os destinos nacionais, a disponibilidade de pacotes existe, mas é pequena. “Estamos com 5% de disponibilidade para resorts brasileiros”, afirma Cohen.

Já na Master Turismo, as vagas para viagens de três dias também são minoria, apesar de ainda existirem opções para os viajantes. “As opções com poucos dias são as primeiras a acabar porque a maioria das pessoas não consegue emendar a semana, mas quem conseguir o benefício terá mais alternativas de destino”, afirma. De acordo com o diretor comercial da agência, Lenini Lamounier, a expectativa  é de superar o crescimento registrado em julho, que ficou em 9,5%. “Estamos esperando vender 15% a mais que no ano passado até porque agosto traz as vendas não só do 7 de setembro, mas também dos outros feriados que ainda vão vir e das férias do fim do ano”, explica.

Buenos Aires, Santiago e outros países da América Latina estão entre os destinos mais procurados para as viagens curtas. Caribe, Miami e Nova Iorque já constam no cardápio dos que terão mais tempo para curtir a folga. No Brasil, as vedetes, segundo Lamounier, são as Serras Gaúchas, que ainda têm o atrativo do frio, Rio de Janeiro e o Nordeste, que desponta como líder de demanda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)