(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

JAC suspende fábrica no Brasil


postado em 01/08/2012 10:03

A JAC Motors do Brasil anunciou a suspensão da construção da fábrica da montadora no país. A planta iria receber investimentos de R$ 900 milhões e seria erguida em Camaçari, na Bahia. A montadora alegou dois motivos para tomar a decisão e, em ambos os casos, depende de uma iniciativa do governo federal para levar o projeto adiante.

O primeiro foi a decisão do governo em aumentar em 30 pontos percentuais a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros importados, em setembro do ano passado. De acordo com dados da Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), o aumento nos preços resultou na retração das vendas entre janeiro e junho em 21,6% entre as marcas afiliadas.


O segundo motivo alegado pela JAC é que o governo federal ainda não publicou a nova legislação sobre o novo regime automotivo brasileiro. Através dele, as montadoras que não cumprissem etapas exigidas de nacionalização teriam que continuar pagando os 30 pontos percentuais a mais no IPI. Somente com uma posição definitiva do governo federal, a montadora chinesa saberá se a fábrica no Brasil será ou não viável.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)