(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FUSÕES

Cresce a aquisição de empresas brasileiras por multinacionais de outros países


postado em 08/07/2012 08:22 / atualizado em 08/07/2012 08:24

Brasília – O capitalismo brasileiro começou o semestre menos verde-amarelo. A perda para investidores estrangeiros do comando acionário de empresas símbolos em diversos setores, uma delas até centenária, evidenciou dificuldades da livre iniciativa em resistir à crise internacional e em obter financiamento barato. Nos últimos meses, em particular em junho, orgulhos nacionais jogaram a toalha. De uma hora para outra, as marcas líderes do varejo no país – Pão de Açúcar e Carrefour – reproduzem o mesmo embate que travam pelo mercado francês. Isso porque, após seis décadas sob controle da família do empresário Abílio Diniz, o sócio francês Casino tomou as rédeas do Pão de Açúcar.

No setor siderúrgico, a Usiminas passou para o controle de grupos ítalo-argentino e japonês(foto: Daniel Mansur/Divulgação -2013 4/10/10))
No setor siderúrgico, a Usiminas passou para o controle de grupos ítalo-argentino e japonês (foto: Daniel Mansur/Divulgação -2013 4/10/10))

Ao lado da expressiva presença estatal na economia, a desnacionalização de companhias privadas revela ainda a impossibilidade de o setor privado nacional capturar plenamente os bônus do cobiçado mercado interno. Nessa mesma toada, a rede de churrascarias Fogo de Chão passou às mãos do fundo norte-americano THL, e a Yoki se incorporou ao grupo alimentício General Mills, também dos Estados Unidos. Não escapou nem a tradicional cachaça cearense Ypióca, fundada em 1846, que agora faz parte do leque da britânica Diageo, dona do uísque Johnnie Walker.

Para completar a invasão estrangeira, a maior companhia aérea do país, a TAM, fundada há 36 anos pelo comandante Rolim Amaro, passou a pertencer à chilena LAN dentro da operação que criou o grupo Latam. A onda de desnacionalização em curso começou no fim do ano passado, quando Camargo Corrêa e Votorantim venderam sua participação na Usiminas para o conglomerado argentino Techint, que agora controla a gigante do aço ao lado dos japoneses da Nippon Steel. Com grande carga simbólica, a primeira siderúrgica brasileira a ser privatizada, em 1991, é presidida desde janeiro pelo argentino Julián Eguren, em substituição a Wilson Brumer, que ficou quase dois anos no cargo.

Desvantagem Júlio Gomes de Almeida, diretor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), explica que a perda de mercado e de investidores das empresas de capital nacional se deve a uma combinação de fatores que minam a competitividade do país. O principal deles é ter apenas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como fonte de financiamento de longo prazo cobrando juros mais próximos dos praticados no exterior. “A situação externa é extremamente grave para a indústria e fica mais complexa tendo um único financiador”, ressalta.

O economista acha que a política de redução da taxa básica de juros (Selic), o câmbio mais competitivo e a desoneração de alguns setores industriais foram um alento para o setor produtivo. Mas o maior obstáculo para a redução das desvantagens em relação a competidores externos está na estrutura tributária, que onera mais os insumos e as linhas de produção do que o consumo e os serviços. “Isso dificulta tanto baratear nosso produto exportado quanto onerar o produto importado”, resume.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)