(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pluna fora do ar tumultua aeroportos

Empresa aérea uruguaia suspende voos no Brasil e em outros países. Em Confins, pessoas que estavam com a viagem marcada foram pegas de surpresa e ficaram revoltadas


postado em 07/07/2012 06:00 / atualizado em 07/07/2012 07:09

A Pluna Linhas Aéreas Uruguaias suspendeu todos os seus voos por tempo inderminado. A companhia aérea promete priorizar alternativas para os passageiros com viagem agendada entre ontem e segunda-feira. Os passageiros que estavam planejando suas viagens em outras datas devem aguardar novos comunicados, segundo nota oficial da empresa.

A paralisação das atividades aconteceu por determinação do governo do Uruguai, em função da dificuldade econômico-financeira vivida pela companhia aérea, que tornaria impossível a garantia de operação adequada. A Pluna tem frota de 13 aviões que conectam Montevidéu a cidades da Argentina, Brasil e Chile. No Brasil, a companhia mantinha voos para Rio, Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis e Foz do Iguaçu.

No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a empresa tinha voos diários para Montevidéu. A suspensão dos voos causou revolta nos passageiros que chegaram para o embarque no início da tarde de ontem, como o professor universitário Roberto Figueiredo, que seguiria para Buenos Aires, na Argentina, onde planeja começar o mestrado na segunda-feira. As passagens, segundo ele, foram compradas em janeiro. “Eu não recebi nenhum comunicado que a empresa iria cancelar os voos. Eu até embalei a minha mala quando cheguei ao aeroporto. Agora não sei como vou. O mínimo que a companhia devia fazer era nos dar o dinheiro para nos ressarcir do inconveniente”, afirma Figueiredo.

A professora Maria Flávia Silva Ferreira também estava ontem entre os passageiros em Confins com embarques marcados pela Pluna. Seu voo  seria hoje, às 13h59, para Santiago, no Chile, onde pretende começar um mestrado. “Ontem eu vi no site que a Pluna iria cancelar todos os voos a partir das 12 horas de hoje (ontem). A orientação era para eu vir ao aeroporto e tentar me realocar em outro voo. Mas eu não consegui o reembolso e outras companhias não estão aceitando os passageiros da Pluna”, disse Maria Flávia.

O Estado uruguaio é o único administrador da Pluna desde meados de junho, quando o fundo de investimento que detinha 75% da companhia abandonou sua participação depois de se negar a capitalizá-la. A Pluna registrou prejuízo de mais de US$ 100 milhões entre 2007 e este ano em razão da queda da demanda de passageiros, consequência da desaceleração das economias da região, do alto preço do combustível e de problemas de tráfego aéreo. O governo uruguaio buscou em vão novo sócio para a companhia.

A Pluna recebeu ontem notificação da Anac, por meio da qual foi informada que deverá seguir todas as determinações estipuladas pela agência não só em relação à assistência aos passageiros. A notificação pediu a suspensão da venda de bilhetes aéreos, a prestação de informações à Anac sobre as passagens comercializadas, relatórios informando todos os atendimentos realizados pela empresa aos passageiros prejudicados, entre outras medidas. A Pluna operava voos no Brasil desde 1949. Todas as operações da companhia eram realizadas com a aeronave Bombardier CRJ-900, com capacidade para 90 passageiros.

A Anac está acompanhando as medidas adotadas pela empresa e conta com o auxílio de 220 inspetores de Aviação Civil (Inspac) para fiscalizar as empresas aéreas e aeroportos. A Pluna disponibiliza atendimento aos passageiros nos seguintes canais: Brasil (11) 3711-9158; Uruguai (598) 2401-5000; Argentina (011) 4132-4444; Paraguai (009) 80011-0001 e Chile (562) 595-2879. Os passageiros que não se sentirem contemplados em seus direitos, segundo a Anac, devem recorrer à agência por meio da central de atendimento telefônico gratuito que funciona 24 horas (0800 725-4445). Ontem, no aeroporto de Confins, no entanto, os passageiros reclamaram que não tiveram nenhum suporte da Anac para os problemas que enfrentaram com o cancelamento do voo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)