(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Verde e high tech: construção sustentável é debatida na capital mineira

Começa no Expominas o 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção


postado em 27/06/2012 06:00 / atualizado em 27/06/2012 06:39

Paulo Safady Simão defende novo conceito para o setor(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Paulo Safady Simão defende novo conceito para o setor (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Casas e edifícios “verdes” e com alta tecnologia são os principais focos da indústria da construção na atualidade e serão temas de destaque dos dois grandes eventos do setor que acontecem a partir desta quarta-feira, no Expominas. A inovação tecnológica, a sustentabilidade e o desenvolvimento das cidades serão debatidos amanhã e sexta-feira no 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O Minascom, que é o encontro da cadeia produtiva da indústria da construção e acontece de hoje a sábado, traz também produtos hi-tech em destaque entre os expositores.

“O desenvolvimento sustentável das cidades é a tendência que o mundo está vivendo. Buscamos hoje o edifício com a reutilização das águas, emissão mínima de gases de efeito estufa e uso de alternativas energéticas, como a solar. Não dá mais para construir baseado no tijolo sobre tijolo”, afirma Paulo Safady Simão, presidente da CBIC. A abertura do Enic acontece hoje, às 20h, no Palácio das Artes.

Na avaliação de Simão, o caos das grandes cidades só pode ser combatido com o uso maior do transporte público. “A infraestrutura precisa de mais parcerias público-privadas e concessões. O Estado não tem condições de suprir tudo sozinho”, ressalta. Atualmente, diz, o investimento público na infraestrutura não chega a 2% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto em outros países esse índice supera 7%.

Seguro
No Enic vai ser lançado o seguro de garantia de entrega da obra. Com custo de 0,5% a 1% do valor do empreendimento, o comprador tem 100% de garantia que vai receber o imóvel pelo preço acordado e dentro das especificações contratadas. “Acredito que o custo dos financiamentos tende a cair com o serviço”, diz Simão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)